Compartilhe
essa notícia
Cidades / 22/11/2013 17:00 - Atualizada em 22/11/2013 17:00
Comércio varejista está otimista para as vendas deste Natal
Porém, maior parte dos consumidores deve economizar para quitar dívidas


O comércio varejista está otimista para este Natal, prevendo que na semana que antecede a data, 18 a 24 de dezembro, as vendas devem avançar 5%, confirmando ser o melhor número dos últimos anos, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.



Em 2012, o crescimento das vendas foi de 2,37% e, no ano anterior, de 2,33%.



A principal razão para o otimismo está na entrada de R$ 143 bilhões na economia brasileira em função do pagamento do 13º salário - um crescimento de 9,8% ante 2012, segundo dados do Dieese. Além disso, a inflação foi domada e já está sob controle.



No entanto, o JV já divulgou em outra notícia que um levantamento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) aponta que a maioria das pessoas pretende utilizar o 13º para quitar dívidas.



Mesmo assim, o comércio se mostra reservado. Conforme apontou a Federação do Comércio (Fecomercio), 33% dos empresários vão aumentar as encomendas para o Natal e 24% dos varejistas vão reduzir. Outros 44% estão fazendo encomendas iguais ao do ano passado. Já em relação aos estoques, 39% dizem que será maior e 44% responderam que será igual ao do Natal passado.


Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário