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Cidades / Saúde 28/02/2014 15:14 - Atualizada em 28/02/2014 15:14
Dietas 'milagrosas' podem não fazer bem à saúde
Confira dicas para perder peso de forma saudável


Cada vez mais as pessoas estão fazendo de tudo para emagrecer, desde fazer dietas “milagrosas” até tomar remédios sem prescrição médica, o que pode ser um grande risco para a saúde.



De acordo com o cardiologista Caio Gaiane isso tem se tornado cada vez mais alarmante. “Confesso que tenho me preocupado muito com pessoas que querem emagrecer a qualquer custo e acabam tentando de tudo, medicamentos, dietas malucas e exercícios físicos sem orientação médica”, comentou.



Segundo o especialista, ainda não é possível encontrar no mercado, medicamentos totalmente seguros para o emagrecimento, isso porque todos têm efeitos colaterais. Alguns podendo ser efeitos nocivos sobre o coração, causando arritmias cardíacas, por exemplo.



A maneira mais saudável para se perder peso ainda é a famosa dieta prescrita por um profissional, associada a exercícios físicos. “Durante esses anos que desenvolvo trabalho focado na saúde do corpo, tenho observado que emagrecer rápido não é bom para a saúde e acaba fazendo com que a pessoa recupere tão rapidamente o peso eliminado, o que acaba provocando o conhecido efeito sanfona”, pontua o cardiologista.



O mais indicado é que as pessoas que buscam o emagrecimento estipulem metas de médio a longo prazo. Caso você precise ou queira perder 5 kg, estipule um prazo de 2 a 3 meses, que é o tempo ideal para o corpo responder à nova dieta e estímulos. Caso o peso a ser eliminado seja o de 10 kg, pense algo em torno de 6 meses. Mas se o caso é eliminar 20 kg, a meta é a longo prazo, podendo ser de até 1 ano.



O mais importante é pensarmos em reeducação alimentar ao invés de investir em dietas malucas ou alguma que funcionou para uma pessoa. O que as pessoas precisam compreender é que dieta não é padrão, ela pode funcionar para alguém que perdeu 5 kg, mas não funcionar para alguém que quer perder 10, por exemplo.



Para o cardiologista, a fórmula é simples, “coma fracionado, a cada 3 ou 4 horas, se possível no mesmo horário e dividindo as refeições em até 6 vezes durante o dia todo. Inove no cardápio, variando o prato do dia a dia, não ficando só no arroz e feijão. Faça um prato de salada ou de frutas ou até mesmo só com proteínas. E o mais importante, não pule as refeições, isso não é bom para a saúde”, aconselha o doutor.



Outro ponto importante é que, antes de qualquer reeducação alimentar, é preciso se consultar com um especialista para que ele estipule quantas calorias é preciso ingerir por dia na dieta.



Outras dicas



Caio ainda alerta para outros passos importantes durante o período de emagrecimento, por exemplo, evitar o açúcar refinado e demais alimentos que contenham esse ingrediente, como pães, doces e bolos. Isso porque o açúcar refinado só tem a função de engordar.



Dê preferência aos alimentos integrais, como arroz integral, pão integral, macarrão integral, segundo o especialista, isso faz toda diferença, “estes são os carboidratos que fazem bem a saúde”. Deixar a dieta mais colorida com o uso de legumes, verduras e frutas, isso torna tudo mais atrativo e saboroso. E se feito com frequência, o uso de polivitamínicos não se torna necessário.

Beber muita água também é uma dica obrigatória se você busca a perda de peso.



Uma dieta desintoxicante também é uma dica importante para o bom rendimento da dieta. “Na segunda-feira, uma dica é fazer dieta líquida, é bom, desintoxica e ainda dá um up para a semana de regime”, comenta.



O especialista ainda destaca a importância de complementar a dieta com exercícios físicos após permissão médica. Com essas orientações você poderá ter um emagrecimento saudável e com um excelente resultado, sem sofrer com o indesejado efeito sanfona.


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