Compartilhe
essa notícia
Vinhedo / 07/04/2014 09:23 - Atualizada em 09/04/2014 13:59
Teste simula acidente de trânsito com produtos químicos no Portal
Objetivo foi aprimorar atuação de equipes em situação de risco


Na última semana, foi realizado na Avenida Apparecida Tellau Seraphim, no Portal, um simulado de atendimento a vítimas em acidente de trânsito com produtos químicos. O teste envolveu a Prefeitura, Corpo de Bombeiros e a Transportadora São Joaquim.



O objetivo foi aprimorar a atuação de equipes de saúde, segurança e transporte envolvidas em uma situação real de tragédia com vítimas.



De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o simulado integra as ações desenvolvidas pelo município como Cidades Resilientes, programa da ONU – Organização das Nações Unidas que tem como foco a redução de riscos de desastres nas cidades, fazendo com que os municípios que o aderem se comprometam a promover ações em todos os setores para se prepararem contra eventuais desastres e proteger a comunidade.



Situação



A tragédia simulou uma situação, próxima ao Parque Municipal Jayme Ferragut, na qual um acidente entre um veículo de passeio que, em alta velocidade colidiu na traseira de um caminhão que transportava produtos perigosos.



No acidente, o motorista do caminhão não se machucou, porém, as duas pessoas que trafegavam no veículo Gol sofreram lesões graves, de diferentes intensidades e necessitavam de atendimento emergencial. Para parecer mais real, os voluntários foram maquiados e receberam apetrechos que simulavam vários tipos de escoriações.



No simulado, as vítimas foram descontaminadas antes de receberem os primeiros atendimentos. Também houve vazamento dos produtos químicos transportados em tambores, altamente tóxicos. Por isso, a equipe que atuou no salvamento das vítimas e contenção dos produtos químicos teve que utilizar roupa de proteção de nível máximo.



A empresa Suatrans-Cotec especializada neste tipo de ação emergencial foi acionada. A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e a Cetesb também foram comunicadas pelos impactos ambientais causados, caso o acidente fosse real.



O atendimento durou 40 minutos no total.


Vídeo da notícia
Fotos da notícia
Equipe de resgate utilizou roupa de proteção no simulado

Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Comentários
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário