Compartilhe
essa notícia
Cidades / 28/05/2014 10:27 - Atualizada em 02/06/2014 09:18
Conheça um pouco da história de Valinhos
Elevação de distrito a município ocorreu em 1953


Valinhos comemora nesta quarta-feira, 28, 118 anos de existência. A história do município começou com uma forte epidemia, a da febre amarela de 1889. Por conta disso, a Sexta Secção Eleitoral de Campinas foi transferida para Valinhos. Nesta época, muitos campineiros buscaram refúgio no local. Foi assim que o futuro distrito de Valinhos começou a ser desenhado.



Em 1893, o Diário Oficial do Estado do dia 1º de setembro publicou, em sua página 7840, dentro do Expediente da Secretaria dos Negócios da Justiça, ato de criação do “Distrito Policial de Valinhos”.



O tráfego ferroviário pela Cia. Paulista de Estrada de Ferro de Jundiaí a Valinhos teve início em 28 de março de 1872. Com a precariedade das estradas, as cargas sendo transportadas no lombo de mulas e burros, os trens passaram a ter grande importância, servindo inicialmente para o transporte das sacas de café em grãos, com destino ao Porto de Santos.



Conforme relato do historiador Benedito Otávio, em 1907, ao inaugurar-se a Cia. Paulista, o tráfego ainda era pequeno na Vila de Valinhos, crescendo após a lei de 13 de maio de 1888, que extinguiu a escravidão. Com a abolição, havia falta de mão-de-obra e os primeiros imigrantes italianos começaram a chegar em 1888, dando um novo impulso na agricultura.



As inúmeras fazendas cafeeiras, que proliferavam em toda região, motivaram a construção da ferrovia. Em 28 de maio de 1896, a pequena, mas próspera vila de Valinhos foi elevada à categoria de Distrito de Paz, que utiliza as mesmas divisas do Distrito Policial, criado em 1893, para definir os limites do novo distrito.



No dia 30 de dezembro de 1953, o Governo do Estado promulgou a lei 2456, criando o município de Valinhos.



A primeira eleição, porém, aconteceu cerca de dez meses depois, no dia 3 de outubro de 1954. Na ocasião, foi eleito Jerônymo Alves Corrêa o primeiro prefeito. O município foi oficialmente instalado no dia 1º de janeiro de 1955, quando tomaram posse o prefeito e os 13 vereadores.



No dia 18 de março de 2005, Valinhos foi elevada à condição de Comarca, em cerimônia realizada no Fórum Municipal. Agora, a cidade está autônoma no que diz respeito aos serviços judiciários. Antes, os moradores da cidade tinham que ir até Campinas para obter alguns serviços, como protestos de títulos, registros de imóveis, de títulos e de documentos.


Fotos da notícia
Primeiro prefeito e 13 vereadores assumiram em 1955

Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Comentários
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário