Compartilhe
essa notícia
Cidades / Segurança 28/10/2014 16:24 - Atualizada em 29/10/2014 10:24
Aeroporto de Viracopos faz teste com robô que desativa bombas
Equipamento é operado à distância


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, testou recentemente, durante um exercício simulado da Polícia Federal, um robô que desativa bombas.



O simulado atendia a um chamado de emergência para desarticular uma caixa com suspeita de bomba. Os procedimentos duraram cerca de duas horas.



O robô norte-americano de controle remoto conseguiu neutralizar o potencial explosivo do artefato.



O iRobot foi importado pelo governo federal por R$ 650 mil. O robô de 56 quilos, adaptado sobre esteiras, tem capacidade para superar aclives ou obstáculos e circula com desenvoltura pelo terreno.



Quando o robô chegou perto da caixa suspeita, câmeras acopladas enviaram para a van imagens detalhadas.



O raio X captou imagens internas da caixa, e as transmitiu para um equipamento receptor. Naquele momento, entrou em cena outra novidade tecnológica da equipe. Um dos agentes se aproximou da caixa vestido com um traje antifragmentação, também fabricado nos Estados Unidos. O traje é equipado com uma serpentina com água gelada, que rodeia o corpo do agente, para lhe dar mais conforto.



A etapa final do simulado — a desarticulação efetiva do explosivo — foi detalhadamente calculada de dentro da van.



Com base nas imagens captadas pelas câmeras, a equipe do comando calculou o ponto exato onde o robô devia disparar um jato de água, separar os elementos do artefato e eliminar qualquer possibilidade de explosão. E assim foi feito.



“A grande vantagem dos procedimentos com o iRobot é que a vida dos agentes não corre risco algum. O software, operado de dentro da van, controla cada passo da operação. Da identificação detalhada do artefato à sua neutralização, nenhum agente precisou tocar o invólucro”, falou o gerente do GBE, Carlos Henrique da Silva Pereira.


Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário