Compartilhe
essa notícia
Vinhedo / 09/03/2015 00:12 - Atualizada em 10/03/2015 14:54
Represa volta a transbordar no final de semana
Esta é a segunda vez no ano que isso ocorre no local


“Essa água vai fazer falta em alguns meses”, gritou ao longe um dos frequentadores da Represa I enquanto a reportagem do Jornal de Vinhedo esteve no local neste domingo, 8.



A Represa I, principal ponto de captação de água para a maioria da cidade de Vinhedo, voltou a registrar o transbordamento neste fim de semana chuvoso. O fato ocorre duas semanas depois que a Sanebavi aumentou o nível de represamento em 30 centímetros, com a construção de um pequeno muro na saída do excesso de água. Esta é a segunda vez no ano que a água transborda no local.



Vale ressaltar que em apenas seis meses a Represa I saltou do seu nível mais crítico ao transbordamento, em 23 fevereiro, que voltou a se repetir neste fim de semana. Isso demonstra que o local de armazenamento de água está assoreado e precisa de uma limpeza para a retirada de areia.



Na edição de 28 de fevereiro em matéria publicada no Jornal de Vinhedo, a Sanebavi disse que havia construído a barreira de 30 cm para evitar que ocorresse transbordamentos em um possível excesso de água. “Neste período crítico não podemos medir esforços em reservar o quanto for possível de água”, informou o órgão.



Ainda segundo a matéria publicada pelo Jornal de Vinhedo, a autarquia disse que realizava estudos para bombear a água excedente da Represa I para a Represa II, no entanto não foi informado quando isso poderá ocorrer.   



Já na versão impressa do Jornal de Vinhedo deste sábado, 7 de março, a Sanebavi informou que o desassoreamento das represas I e II pode custar mais de R$ 20 milhões. A autarquia ainda disse que não tem verba para tal obra e que vai buscar recursos na esfera estadual e federal. 


Vídeo da notícia
Fotos da notícia
Represa I durante transbordamento neste domingo
Rafa Von Zuben

Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Comentários
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário