Compartilhe
essa notícia
Cidades / Saúde 23/11/2015 15:56 - Atualizada em 23/11/2015 15:56
Especialista alerta sobre a importância dos idosos se hidratarem corretamente no calor


O verão se aproxima e, com isso, a preocupação com a saúde dos idosos também, principalmente com relação à hidratação. O grupo dessa faixa etária é mais vulnerável e se desidrata com maior facilidade.



A desidratação nas pessoas com mais de 60 anos pode gerar sérios problemas como risco de quedas, perda da função cognitiva, infecções de urina, taquicardia, tontura, entre outros.



“A questão é delicada e merece importância. O primeiro passo é adotar medidas de nutrição para prevenir a desidratação nos idosos e ficar atento aos primeiros sinais, antes dos sintomas mais severos. Por exemplo: Quando notar que a pele está seca, descamando e quebradiça, podendo até a apresentar feridas, neste caso a busca por um profissional de saúde é fundamental para evitar outras consequências", explicou a nutricionista Laura Contin de Sousa.



De acordo com a especialista, nesta época alguns alimentos devem ser riscados do cardápio do idoso. "Os embutidos apresentam alta concentração de sódio, tais como salame, presunto, salsicha, linguiça e frios de uma maneira geral. Esses produtos expulsam a água do organismo. Outro ponto que merece destaque são os temperos prontos muito utilizados hoje em dia. Essa substituição da cebola e do alho no dia a dia é um erro, pois são alimentos antifúngicos e antibactericidas, que protegem o pulmão e o aparelho circulatório. O sistema imunológico do idoso sente a alteração".



Um aspecto que também deve ser levado em consideração é que as pessoas da terceira idade, geralmente, apresentam incontinência urinária e tomam remédios diuréticos, o que facilita a perda da água. "E aliado ao fato de que os idosos costumam sentir menos sede, é fundamental aumentar a ingestão de líquidos durante as refeições e incluir frutas ricas em água e sais minerais ao longo do dia", recomenda Laura.


Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário