Compartilhe
essa notícia
Vinhedo / Política 12/03/2017 19:32 - Atualizada em 13/03/2017 21:46
Vereadores fazem vigília na Santa Casa atrás de medicamentos
Remédios vencidos estão dentro de uma sala trancada


Os vereadores Edson PC (PDT) e Rodrigo Paixão (REDE) estão desde as 13h deste domingo, 12, na Santa Casa de Vinhedo para conferir uma denúncia que uma sala do local está sendo utilizada para armazenar medicamentos vencidos. No entanto, os vereadores não conseguiram checar o que existe dentro da sala, já que a mesma está trancada.



De acordo com informações recebidas pelos vereadores, a chave está em poder do administrador do hospital, Celso Beltramini, que não foi encontrado. Vale ressaltar que hoje a Santa Casa está sob intervenção da Prefeitura, portanto é um ambiente público da municipalidade.



Os vereadores dizem que vão esperar até a abertura da porta para conferir o material guardado dentro da sala, que está localizada ao lado da farmácia da Santa Casa.



 “Vamos ficar até a abertura da sala, que pode ser feita pelo administrador, pelo Secretário de Saúde Alexandre Viola, ou até mesmo pelo prefeito Jaime Cruz, que assim como nós, todos eles são funcionários públicos a serviço da população vinhedense”, falou o vereador Rodrigo Paixão a reportagem do Jornal de Vinhedo.



Os vereadores ressaltaram que chegaram ao local para averiguar as denúncias e só tornaram os fatos público depois que a porta não foi aberta.



A Administração do hospital registrou um Boletim de Ocorrência ainda na tarde deste domingo.



Por meio de nota a Prefeitura de Vinhedo admitiu que existem remédios vencidos na sala e que eles serão encaminhados para a incineração. A Prefeitura também classifica o episódio como uma tentativa de criar “o caos na população”.



Confira a nota na integra:



“Nota sobre o episódio dos medicamentos devolvidos por usuários da Rede Municipal para incineração



A Prefeitura de Vinhedo, como já reafirmou em outras oportunidades, respeita a independência entre os poderes, notadamente a relação que deve ser harmoniosa entre Executivo e Legislativo.  Entretanto, infelizmente, mais uma vez alguns insistem em denegrir a imagem e o trabalho sério que vem sendo desenvolvido pela atual administração. Mas, para estabelecer a verdade e não deixar esta tentativa de criar o caos na população prosperar, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vinhedo vem a público esclarecer que:



1) Na última sexta-feira, no período da manhã, a secretaria de Saúde recolheu, das Unidades Básicas de Saúde e do prédio administrativo, várias caixas contendo, entre outros, alguns medicamentos já vencidos há, no mínimo, 6 meses e até mais de 2 anos, para serem incinerados, conforme preconiza a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.



2) A origem destes medicamentos, cerca de 95%, são de cidadãos vinhedenses que devolvem nas unidades básicas de Saúde medicamentos vencidos em casa e que não foram utilizados por eles, embora tenham sido retirados das farmácias municipais. Também há casos de medicamentos que foram adquiridos em farmácias privadas e, após vencidos, entregues nas UBS.



3) Além disso, há medicamentos fornecidos pelo Estado que, em grande quantidade, atenderam aos usuários da cidade em anos anteriores ou não foram utilizados por cidades vizinhas (embora a secretaria de Saúde tenha feito contato com as cidades mas estas, também, tinham estoque deste medicamento) e, assim, também vencidos, precisam ser incinerados.



4) Também, entre estas caixas, há caixas de Descarpack, conhecidas caixas amarelas para descarte domiciliar de seringas e agulhas, que foram levadas às UBS pelos pacientes, principalmente diabéticos, após o uso destas medicações disponibilizadas na Rede para aplicação. São caixas que devem ser cuidadosamente manuseadas para, também, incineração.



5) A validade da maioria dos medicamentos vencidos é de, no mínimo, 6 meses, segundo a Secretaria Municipal de Saúde e, como dissemos, até 2 anos atrás.



6) Numa parceria com a Santa Casa, que tem contrato para o serviço de incineração, a Prefeitura está disponibilizando estes medicamentos que deverão ser encaminhados para o descarte definitivo nos próximos dias, seguindo protocolo de descarte de resíduos sólidos.



A Prefeitura espera, com esta nota, esclarecer a situação e aproveita para reiterar a importância do diálogo para que situações como essa não sejam utilizadas com fins políticos que só prejudicam e causam confusões na população.



Prefeitura de Vinhedo



Secretaria Municipal de Saúde”


Fotos da notícia
Os vereadores em vigília na Santa Casa de Vinhedo

Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário