Compartilhe
essa notícia
Vinhedo / Saúde 11/05/2017 20:28 - Atualizada em 12/05/2017 19:31
Vinhedo confirma morte de macaco infectado por febre amarela
Reunião nesta sexta deve definir como será a vacinação


A Prefeitura confirmou nesta quinta-feira, 11, a morte de um primata infectado com febre amarela. O macaco da espécie Bugio foi recolhido morto pela equipe da Vigilância Sanitária de Vinhedo em uma mata e enviado ao instituto Adolfo Lutz no dia 27 de abril.



De acordo com informações da assessoria de imprensa, o macaco foi encontrado na região leste da cidade (que compreende bairros como Canjaranas, Bosque, Observatório, Represas entre outros). A Prefeitura não divulgou a localização exata.



Nesta sexta-feira, 12, uma reunião entre Estado e o município deve definir a nova estratégia de vacinação da população de Vinhedo.



O prefeito solicita que a população mantenha a calma. “Isso não é motivo de pânico, porém, é preciso tomar a vacina. Então aguarde porque vamos nos organizar para que não haja grandes filas, para que não haja grandes transtornos. Nós vamos resolver de forma tranquila. Não é motivo de pânico, até porque já vacinamos uma grande parcela de Vinhedo. E esse macaco foi encontrado morto com a febre amarela, porém, não temos nenhum caso em Vinhedo em seres humanos comprovado de febre amarela”, completou o prefeito.



Vale ressaltar que macacos infectados não transmitem a doença, mas indicam a presença de mosquitos transmissores do tipo silvestre da febre amarela.



“No feriado de Tiradentes, nós percorremos o meio rural da cidade de Vinhedo e vacinamos praticamente 2.500 pessoas contra a febre amarela. Amanhã cedo a nossa equipe de Vinhedo estará em reunião com a equipe regional de Saúde, porque o Estado vai nos ajudar e nós vamos vacinar toda a população”, comentou o prefeito Jaime Cruz. Até o momento, a cidade vacinou mais de 8.200 pessoas neste ano.


Fotos da notícia
Bugio infectado foi encontrado em Vinhedo

Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário