Compartilhe
essa notícia
Vinhedo / 22/09/2017 19:59 - Atualizada em 02/10/2017 15:48
No dia do Sorvete, Ideal apresenta novidades para a temporada de verão
Yogo Ideal e o Bolo de Sorvete cremoso são os lançamentos da sorveteria vinhedense para celebrar a data


Neste dia 23 é comemorado o Dia do Sorvete, data instituída em 2002 no Brasil com o objetivo de celebrar o início das temperaturas mais altas do ano, já que é nesta época que o consumo de sorvete no País aumenta.



Para celebrar a data, a Sorveteria Ideal em Vinhedo, apresenta duas novidades em seu cardápio. A primeira delas é uma opção mais leve e nutritiva, especialmente para os dias de calor intenso: o Yogo Ideal que é uma deliciosa taça de sorvete elaborado com iogurte natural acompanhado de pedaços de frutas frescas, granola e mel.



A segunda novidade é o Bolo de Sorvete cremoso, feito sob encomenda, no sabor que o cliente desejar, dentre os mais de 200 existentes no cardápio. Uma ótima opção de sobremesa para o fim de semana ou para aquela ocasião especial.



Os sorvetes, além de deliciosos, também podem ser muito nutritivos porque oferecem a proporção adequada de proteínas, lipídios, carboidratos, sais minerais e vitaminas. São essas propriedades nutricionais que fazem dos sorvetes não apenas uma sobremesa, mas um alimento que pode até substituir uma refeição.



Aberta diariamente, a Sorveteria Ideal também tem em seu cardápio muitas outras delícias, como bebidas especiais, taças diversas, um saboroso espresso, mesa de confeitos, picolés e milkshakes. Todos os sorvetes são elaborados com ingredientes frescos e sem adição de gorduras, em uma tradição que já perdura 70 anos.



Curiosidades



- Os primeiros sorvetes desembarcaram no Brasil na década de 1830. Mas não agradaram. Nossos ancestrais achavam que o alimento queimava a língua. Já o primeiro carregamento de gelo chegou quatro anos depois. Um italiano pediu autorização para produzir gelo com uma máquina pneumática. O primeiro requerimento foi negado pelo Império, por dizer sobre o “gosto sensual” do gelado. Só com o texto rescrito a autorização foi concedida.



- O governador Diogo de Sousa fez sorvete de chuva em Porto Alegre. Aproveitando as geadas, comuns nos idos de 1812, cristalizou um sumo de frutas cítricas em pleno ar livre.



- Entre os povos da antiguidade - babilônios, egípcios, gregos e romanos - havia o costume de gelar substâncias doces, como o suco extraído das frutas espremidas. Uma receita registrada por Plínio, o Ancião, ensina como fazer uma espécie de sorbet misturando gelo moído, mel e suco de frutas.



- Os árabes tiveram papel decisivo na história do sorvete, tanto que a palavra "sorbet" pode ter sua origem em "sherbet" que significa neve doce.



- No ano de 1770 foi o genovês Giovani Bosio que abriu a primeira sorveteria americana em Nova Iorque.



- Vittorio Marchionni patenteou a casquinha de wafer e sua invenção revolucionou as sorveterias, pois agora era possível tomar o sorvete andando na rua.



- O chantilly era conhecido antigamente como "neve de leite" e desde o século XVI é citado em livros de receitas de vários chefs famosos como Cristoforo di Messisbugo e Bartolomeo Scappi.


Fotos da notícia
Bolo de Sorvete cremoso é um dos lançamentos

Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário