Compartilhe
essa notícia
Vinhedo / 04/12/2017 15:01 - Atualizada em 04/12/2017 15:01
Vinhedo tem a melhor safra de uva dos últimos anos
Parte das uvas será aproveitada para fabricação de vinhos


A combinação do clima, a incidência de chuvas e a poda certeira no Dia de Sant'Anna, padroeira da cidade, foram apontadas pelo proprietário rural, Antônio José Ormenese, mais conhecido como Tuco, por serem as responsáveis pelo sucesso da safra das uvas vinhedenses cultivadas em sua propriedade neste fim de ano.



São mais de quinze variedades da fruta entre Red Globe, Benitaka, Rubi, Itália, Patrícia, Vênus, Niabel, Red Meire, Niágara rosada e branca, Brasil, Maria sem semente, Tieta, Romana, Dona, Moscatel de Hamburgo e Thompson, prestes a serem comercializadas.



"É a melhor colheita desde que iniciei a plantação. Não sei se foi a Lua, a poda em data certa, só sei que o resultado é maravilhoso. Elas estão doces, robustas e repletas de cachos. O outro lado que podei um mês depois está completamente diferente, embora o solo seja igual. Deve ter uma ajudinha da santa aí", brinca Tuco Ormenese que espera colher neste mês mais de duas toneladas da fruta.



Além da uva, símbolo da cidade, Tuco cultiva e comercializa maçãs e ameixas em sua propriedade que possui cerca de dois alqueires e meio de terra, próxima ao Centro de Vinhedo, no bairro Pinheirinho.



Atrativo turístico



No local, o proprietário abriu um empório e restaurante em abril deste ano, que comercializa além das frutas, diversos produtos alimentícios, como: queijos, mel, sucos, vinhos, refeições, cafés, lanches, salgados (com destaque para a coxinha com massa de mandioca), porções, pastéis, caldo de cana, água de coco, biscoitos, frios, congelados, pão caseiro e o francês, sorvetes, doces em compota, açaí, entre outros itens. 



E como não poderia ser diferente, parte das uvas também serão aproveitadas para a fabricação de vinho e vinagre artesanal, uma tradição que ultrapassa gerações na família italiana Ormenese, iniciada em 1888, com a chegada no Brasil. "Começou com meu avô José Ormenese, depois passou para meu pai Antônio Ormenese e agora dou continuidade", se orgulha o produtor ao exibir as garrafas envasadas que levam o seu nome.



Integrante da Associação dos Produtores de Uva e Vinho de Vinhedo (Aprovin), órgão criado em 2013 que reúne quatorze famílias da cidade, empenhadas em resgatar a tradição do plantio de uva e fabricação de vinho, o Empório Granjas Tuco é uma das paradas obrigatórias dos visitantes que chegam a Vinhedo. "É muito bonito ver que, essa tradição que deu origem à cidade, está sendo retomada aos poucos. São produtos de qualidade cultivados em terra vinhedense", destaca o presidente da associação, Ricardo Azzolin.


Fotos da notícia
São plantadas mais de 15 variedade da fruta

Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário