Compartilhe
essa notícia
Entretenimento / 08/06/2018 20:11 - Atualizada em 11/06/2018 17:28
1? Festa Italiana de Vinhedo ocorre neste final de semana


O Parque Municipal Jayme Ferragut recebe neste fim de semana a 1ª Festa Italiana de Vinhedo, com atrações típicas e muita gastronomia a oferecer aos visitantes. Segundo os organizadores, é uma oportunidade única para que o público deguste pratos que revelam os segredos das receitas trazidas pelos imigrantes e ainda acompanhe shows, danças típicas, exposição, aulas-show e uma bênção no idioma italiano.



 A festa, que teve sua abertura adiada na semana passada por conta do desabastecimento que tomou conta do País, em virtude da paralisação dos caminhoneiros, chega com a proposta de resgatar a cultura e as origens italianas, que fazem parte das raízes da história da cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC).



 Quem passar pelo Parque Jayme Ferragut, recinto conhecido por receber a Festa da Uva, vai encontrar o espaço ambientado pelo artista plástico Wagner Pavarin. É nesse ambiente que começa a ser contada a história dos imigrantes italianos, que começaram a chegar em Vinhedo a partir de 1880. Eles desembarcaram de navios, vindos principalmente de Napoli, Trieste, Veneza e Padova, e elegeram as terras férteis do interior paulista como o novo lar.



Gastronomia



O evento conta com a participação de vinícolas da cidade e uma praça de alimentação com mais de 15 expositores. Chefs e cozinheiros de Vinhedo e também de cidades vizinhas, resgatam pratos típicos, desde a polenta com ragu especial, que será apresentada pela chef Carminha Nardon, muito conhecida na cidade, até a “vera”, pizza siciliana do chef Nicoló Ferdico, da Taverna do Chef Nico.



A 1ª Festa Italiana de Vinhedo ainda traz como atrativo dentro de seu parque gastronômico, aulas-show com típicas receitas italianas. Estão confirmados, o chef Manuel Alves Filho, autor do livro “50 Memórias, 50 Sabores – A cozinha ancestral de quem ajudou a construir a Unicamp” e o chef Boulanger Eriksen Koji Miyasaki.



 Juntos, os conceituados nomes de nossa gastronomia farão diante do público uma aula Ítalo-Caipira, preparando um pão italiano que será recheado com ragu de pernil suíno e toque de pesto de salsinha.



 Atrações culturais



Danças típicas e apresentação de coral também fazem parte do repertório cultural da 1ª Festa Italiana de Vinhedo.  Rosto conhecido em festas italianas do Brasil inteiro, Toni Angelli é a atração do sábado (9), às 19h, enquanto que Via Roma fecha o repertório de shows no domingo (10), às 15h.



Ainda dentro da programação, a benção no idioma italiano feita pelo padre Cláudio acontece no domingo (10), às 12h30. Outra atração imperdível de sábado (9) e domingo (10), às 13h e às 13h30, respectivamente, é apresentação da tradicional Tarantela, com o grupo de dança adulto do Centro Cultural de Vinhedo. No domingo (10), o coral Santana abre a festaàs 11h, enquanto que às 18h, o coral Vita Bella promete emocionar o público.



Outros destaques da festa são as exposições e um posto informativo gratuito para quem deseja obter a cidadania italiana. A Associação Italiana Vinhedense traz um acervo de imagens históricas dos áureos tempos da imigração e objetos que marcaram época.



Uma outra exposição fotográfica no recinto da festa traz pontos turísticos da Itália. São painéis da Expo Italy Eventos, empresa que possui escritórios no Brasil e na Itália, que poderão ser utilizados pelos visitantes para selfies.



Além disso, a empresa fornecerá informações gratuitas para os interessados em conseguir a cidadania italiana e ajudará nas pesquisas para se chegar ao brasão da família e a origem o sobrenome. A Expo Italy também terá um espaço com exposição e venda de echarpes e gravatas italianas.



Para animação dos “bambinos”, será montada uma ampla área kids, com brinquedos infláveis e monitores especializados.


Fotos da notícia

Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário