Compartilhe
essa notícia
Vinhedo / Sa√ļde 18/06/2018 16:09 - Atualizada em 25/06/2018 14:01
Campanha contra febre maculosa é intensificada
Sintomas da doença aparecem de 2 a 14 dias após a picada


Casos de Febre Maculosa foram registrados nos últimos dias em cidades da região e, com foco em orientações e, consequentemente, ações de prevenção, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, inicia uma intensificação do trabalho de prevenção à doença, que é transmitida pelo “carrapato estrela”, encontrado principalmente às margens de lagos, rios, córregos, pastos, matas e parques.



Placas contendo orientações foram instaladas em pontos estratégicos da cidade e em áreas de riscos, como as represas, para informar a população da existência de carrapatos no local. A febre maculosa é uma doença causada pela bactéria chamada Rickettsia rickettsii, encontrada em alguns carrapatos e transmitida ao homem por meio da picada. Somente o carrapato contaminado com a bactéria pode transmitir a febre maculosa.



Os sintomas da febre maculosa aparecem de 2 a 14 dias após a picada, seguidos de febre, dores de cabeça e pelo corpo, calafrios e, em alguns casos, manchas vermelhas na pele.



Algumas dicas são importantes para prevenir:



- Preserve o ambiente: não jogue lixo em local inadequado, ele alimenta e atrai capivaras e outros animais hospedeiros do carrapato;



– Não deixe animais de estimação saírem desacompanhados pelas ruas. Mantenha-os sempre livres de carrapatos;



- Evite o contato com animais e vegetação em locais de risco, como margens de lagos, rios, córregos, pastos, matas e parques. Nestes locais, use roupas e calçados que não deixem partes do corpo expostas e, de preferência, de cores claras;



– Examine o corpo com atenção após sair destes locais. Se encontrar carrapatos pelo corpo, retire-os com cuidado, fazendo uma leve torção com auxílio de uma pinça. Não é recomendado espremer com as unhas, nem encostar fósforo, agulha ou cigarro no carrapato.


Fotos da notícia
Placas com orienta√ß√Ķes foram postas em postos estrat√©gicos

Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Nome remetente
Email remetente
Nome destinat√°rio
Email destinat√°rio