Compartilhe
essa notícia
Cidades / 27/11/2018 17:10 - Atualizada em 03/12/2018 16:35
Lei que reduz burocracia em servi?os p?blicos entra em vigor
Norma acaba com s?rie de formalidades consideradas desnecess?rias ou superpostas


A Lei da Desburocratização, que dispensa o reconhecimento de firma e a autenticação de documentos na relação entre o cidadão e o poder público, entrou em vigor na última sex-feira, 23. Segundo a Agência Senado, aLei 13.726/2018 simplifica procedimentos administrativos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.



A norma acaba com uma série de formalidades consideradas “desnecessárias ou superpostas”. De acordo com o texto, algumas exigências embutiam um “custo econômico ou social” maior do que o “eventual risco de fraude”.



A lei dispensa, por exemplo, o reconhecimento de firma. Para confirmar a autenticidade de uma assinatura, o agente público deve compará-la com o autógrafo registrado no documento de identidade do cidadão. A norma também elimina a necessidade de autenticação de cópias.



A legislação também flexibiliza a exigência para apresentação da certidão de nascimento. O documento pode ser substituído por cédula de identidade, título de eleitor, identidade profissional, carteira de trabalho, certificado de serviço militar, passaporte ou identidade expedida por órgão público.


Fotos da notícia
Lei dispensa, por exemplo, o reconhecimento de firma
Pedro França/Agência Senado

Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário