Compartilhe
essa notícia
Cidades / Política 16/01/2019 17:51 - Atualizada em 21/01/2019 14:52
Viracopos ? eleito o terceiro aeroporto mais pontual do mundo
?ndice de pontualidade foi de 85,95%, o maior de todo o Brasil


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, ficou em primeiro lugar entre os aeroportos brasileiros no quesito "pontualidade". O aeroporto campineiro também aparece com destaque na lista de terminais mais pontuais do mundo em 2018, ocupando a 3ª posição, de acordo com ranking divulgado pela empresa de consultoria inglesa OAG, especializada em aviação e principal fornecedora de dados sobre viagens. 



Segundo a OAG, o índice de pontualidade de Viracopos foi de 85,95%, ficando atrás apenas dos aeroportos da cidade do Panamá e do aeroporto de King Fahd, na Arábia Saudita.



O relatório é baseado em mais de 57 milhões de registros de voos, usando dados do ano inteiro, de 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2018. Viracopos evoluiu da 12ª posição no ano passado para a 3ª colocação mundial.



O critério de pontualidade é aplicado tanto para aeroportos quanto para empresas aéreas, pois a performance de um voo depende tanto dos processos da companhia aérea quando da infraestrutura dos aeroportos. Pela avaliação da OAG, um voo é considerado atrasado quando supera em 15 minutos o horário de pouso ou decolagem em relação ao horário previsto.



O ranking é dividido em cinco categorias por movimentação de passageiros, sendo que Viracopos aparece na categoria de aeroporto "médio porte", ou seja, que movimenta entre 5 milhões e 10 milhões de passageiros/ano. Em 2017, Viracopos recebeu 9,3 milhões de passageiros. Já o dado de movimentação de passageiros em 2018 está sendo concluído e deve ficar próximo ao de 2017.



 


Fotos da notícia
Viracopos subiu da 12ª para a 3ª colocação

Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário