Compartilhe
essa notícia
Entretenimento / Teatro 24/09/2012 11:29 - Atualizada em 25/09/2012 18:29
Municipal recebe o Festevi a partir desta terça-feira
Premiação acontece no dia 10 de outubro


 



Nesta terça-feira, 25, às 20h, começa o 18ª Festevi – Festival de Teatro de Vinhedo. No total, participam dez grupos, cinco iniciantes e cinco amadores. Apresentações seguem até o dia 5 de outubro, com exceção do dia 1º. A entrada é gratuita.



O objetivo do projeto, que já é tradicional em Vinhedo, é despertar a arte teatral na cidade, estimular a formação de novos grupos teatrais, divulgar os artistas locais, incentivar a formação de núcleos teatrais nas escolas públicas e municipais e em instituições e associações diversas do município e o estudo do teatro, de sua história, da dramaturgia e sua teoria.



De acordo com a Prefeitura, outro aspecto importante é popularizar o teatro, já que a entrada para o público é gratuita. Os ingressos para assistir as peças devem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 15h do dia da apresentação da peça e estão limitados a capacidade do local, de 515 lugares.



Peça convidada



Neste ano a peça convidada para se apresentar no encerramento do Festevi será a montagem “Um dia a menos”, adaptação da obra de Clarice Lispector para o teatro, realizado pela Cia. de Artes e Ofícios, sob a direção de Marcio Mehiel. A apresentação ocorre no dia 6 de outubro, às 21h, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, com entrada franca.



O espetáculo foi aprovado pelo Programa de Ação Cultural-PROAC-ICMS, da Secretaria de Estado da Cultura, e tem o patrocínio da empresa Magna Closures para sua realização em Vinhedo.



Na história, do universo feminino da obra de Clarice Lispector, nascem duas mulheres e um inimigo invencível: o dia-a-dia. Acordar, viver, dormir, sonhar, acordar, viver, não dormir, não sonhar, não viver, morrer... E depois?  Com humor e leveza, apesar das reflexões profundas, essas mulheres trazem sua mensagem: viver vale a pena!



A montagem da Cia. de Artes e Ofícios apresenta a poesia e o cotidiano retratado nas obras de Clarice Lispector, buscando o diálogo constante entre o humor e a profundidade do ser, características de sua literatura e que são explorados teatralmente a partir do texto em conexão direta com a forte linguagem corporal das atrizes e a delicadeza da direção. O belo e lúdico cenário, figurino e o desenho de luz completam a dramaturgia do espetáculo para contar a estória de duas mulheres idênticas que se conhecem no dia de suas mortes. Um dia a menos é um espetáculo refinado, mas não hermético e comunica-se com os mais diversos públicos, iniciados ou não em Clarice e no teatro. Tem como objetivo homenagear a vida e contribuir para que o espectador saia do teatro mais fortalecido para sua “luta” cotidiana!



Premiação



O resultado final do Festevi será anunciado em Cerimônia de Premiação no dia 10 de outubro, domingo, às 20h, no Teatro Municipal.



Serão premiados com troféus, nas duas categorias, os melhores nas categorias: ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, cenário, figurino, direção, melhor elenco, melhor iluminação, melhor trilha sonora e melhor pesquisa.



O grupo teatral vencedor da categoria Amador estará automaticamente classificado para participar da seleção que definirá os representantes municipais que irão participar da próxima edição do Mapa Cultural Paulista, evento da Secretaria de Estado da Cultura.



Todos os grupos teatrais selecionados serão premiados com troféus, certificados de participação e valor em dinheiro no total de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), distribuídos conforme a classificação dos grupos, em ambas as categorias.



Ordem das apresentações



25 de setembro       



“A Bela e a Fera” - Turma do Bene - responsável: Claudinei Silva - recomendação: livre – categoria: Iniciante.



Sinopse: neste clássico do conto de fadas, Bela, uma linda menina é prisioneira de uma Fera em um castelo encantado onde móveis, relógios e até a comida ganham vida. O que a Bela e a Fera não contavam era que ali começava uma das mais belas histórias de amor. Enquanto isso, o jovem Gaston, um conquistador conhecido na cidade, resolve estragar esta bela história.



26 de setembro       



“O Mágico de Oz” - Grupo Teatral Senhor Abel - responsável: Julio Guilherme M. de Paula - recomendação: livre – categoria: Iniciante.



Sinopse: depois que um ciclone devastou a casa de Dorothy, a força do vento a jogou em outro mundo, O Reino das Esmeraldas. Neste mundo, ela tem que encontrar o grande Mágico de Oz, mas durante o caminho acaba fazendo novos amigos, como o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão. Além dos seus novos amigos, ela tem que enfrentar a malvada Bruxa D’Oeste. Muita aventura e diversão deste clássico do teatro infantil.



27 de setembro       



“A Rosa de Prata” - Grupo Teatral Cláudio Gomes - responsável: Maria Cristina Zilletti - recomendação: livre – categoria: Iniciante.



Sinopse: a Rosa de Prata é um objeto mágico e está escondido em um dos três potes da alegria. Quem encontrar a Rosa de Prata pode pedir a realização de 3 desejos. Lola, Raul e Junior encontraram o mapa e estão à procura da rosa. Uma aventura com princesa, rainha, duendes, pirata, bruxa e bandidos, não deixando de lado muita diversão.



28 de setembro       



“Senhora Dona dos Contos” - Troladores D’Arte - responsável: Luciano Fernandes - recomendação: livre - categoria: Iniciante.



Sinopse: no mundo dos contos de fadas, a Senhora Dona dos Contos, está muito triste e resolve não contar mais histórias. Ela fala para os duendes e as fadas que as crianças cresceram e deixaram de acreditar no mundo da magia. Os vilões comandados pela Rainha Má, então resolvem tomar conta dos finais de suas histórias e todos os heróis e heroínas são aprisionados pelos vilões. Senhora Dona dos Contos é uma fantástica viagem pelas belas histórias infantis.



29 de setembro       



“O Despertar da Primavera” - Grupo Spoudaios - responsável: Luciano Fernandes - recomendação: 16 anos – categoria: Amador.



Sinopse: o espetáculo conta a história de um grupo de jovens que se vêem confrontados com os problemas da instabilidade psicológica, causada pela puberdade e da distância que os separa da moral social ante suas curiosidades sexuais. O tabu do “falar ou não” com os filhos sobre a sexualidade e os conceitos corretos ou errados perante a religião, estão presentes durante a encenação.



30 de setembro



“Romeu e Julieta” - Grupo Ethos - responsável: Luciano Fernandes - recomendação: livre – categoria: Amador.



Sinopse: os Montecchios e os Capuletos, duas famílias tradicionais de Verona, vivem às brigas. Mas o destino faz seus filhos, Romeu e Julieta, se entregaram a uma paixão avassaladora. Romeu e Julieta é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra.  A peça ficou entre as mais populares na época e é uma das suas obras mais levadas aos palcos do mundo inteiro. Hoje, o relacionamento dos dois jovens é considerado como a imagem do amor juvenil.



2 de outubro



“Parece que foi ontem” - Grupo Teatral “Bem Viver” - responsável: Renato Ferreira Cabral - recomendação: livre – categoria: Amador.



Sinopse: o que Billy Boy queria para sua vida eram garotas, sucesso e Rock in Roll. Mas, quando ele foi gravar seu primeiro disco, não se sabe como, ele viajou no tempo e foi parar no futuro, 50 anos à frente, no ano de 2012. Nesta viajem ele descobriu que nada do que havia programado para sua vida aconteceu, não gravou o disco, não fez sucesso, era casado, tinha filhos e o pior, não se lembrava de nada do que aconteceu nos últimos 50 anos.



3 de outubro



“Escola de Garotas” - Colégio Beneditino - responsável: Cau Silva - recomendação: livre – categoria: Amador.



Sinopse: nesta comédia policial, um sequestro movimenta toda a cidade. Após o sequestro da milionária Carla Macari, os sequestradores escondem a vítima no porão da “Escola de Garotas”. O grande detetive Mister Charlies é designado para encontrá-la, mas, durante as investigações ele desaparece misteriosamente. Quem acaba sendo escolhido para solucionar este caso é o faxineiro, que para se infiltrar na Escola de Garotas, se disfarça de menina. Com essa nova imagem, ele se infiltra entre as meninas da escola e a partir daí começa a criar grandes confusões.



4 de outubro



“Angel” - Grupo Teatral Integração - responsável: Maria Amélia Mazzo - recomendação: livre – categoria: Iniciante.



Sinopse: uma história de amor impossível vivenciada nos anos dourados de 1960. As vésperas de seu casamento, Téo encontra caída em seu quintal, uma linda mulher de asas, um anjo, por quem ele se apaixona. Sua noiva, uma rica patricinha, quer a alma do anjo e pede ajuda de seu pai, um empresário rico e ambicioso, que vai fazer de tudo para agradar a filha. Além disso, uma gang quer sequestrar o anjo para ganhar dinheiro. Amores impossíveis, Rock in Roll e brilhantina juntos nesta história que vai te emocionar.



5 de outubro



“Sunt” - Grupo Parafernália - responsável: Daniel de Souza Moreira - recomendação: 16 anos – categoria: Amador.



Sinopse: sempre fui de alguma forma, ligado às artes: desenhando, escrevendo ou atuando. Sim, atuar foi minha maior ambição. Ambição que começou em minha adolescência, juntamente com a descoberta de minha maior maldição, que desde então sempre me acompanhou aonde quer que fosse. Preciso me livrar dela. Como? Ainda não sei...


Fotos da notícia
Grupo Parafernália se apresenta no dia 5 de outubro

Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário