Compartilhe
essa notícia
Cidades / Saúde 31/10/2012 15:50 - Atualizada em 05/11/2012 15:37
Segundo OMS um em cada dez casais apresenta infertilidade
Problema deve ser avaliado por um especialista


Segundo informações da Organização Mundial da Saúde - OMS, um em cada 10 casais brasileiros apresentam problemas de fertilidade. Só no Brasil essa estatística chega a 60 milhões de casais.



A realidade de inúmeros casais quando se preparam para uma gravidez nem sempre ocorre como o planejado, pois o fator “imprevisto” aparece muito mais do que os possíveis pais imaginam, por meio da infertilidade permanente ou temporária. Para muitas mulheres, gerar uma criança é a realização da natureza feminina e contribui para a união do casal. Quando a realização desse sonho parece distante, lidar com a frustração e com a realidade de uma possível infertilidade tende a ser um processo complexo.



A mulher que utiliza anticoncepcionais orais pode engravidar assim que o uso das pílulas for interrompido, já os anticoncepcionais injetáveis de aplicação mensal podem ter efeito cumulativo no organismo. Em linhas gerais, se a gravidez não ocorrer naturalmente, sem o uso de métodos contraceptivos em um ano, o casal deve procurar ajuda profissional. O especialista Dr. Mauro Bibancos explica “É importante ressaltar que caso haja suspeita de problemas de fertilidade, o casal deve saber que infertilidade não significa incapacidade permanente de concepção. Com o auxílio profissional para investigar as causas que dificultam a gravidez, é possível partir para o tratamento adequado”.



Gravidez tardia



Outro fator que influencia na realização tardia da maternidade é o papel da mulher na sociedade atual. A busca por estabilidade financeira e profissional são elementos que contribuem para que muitas mulheres posterguem a maternidade e só quando essas conquistas ocorrem é que cogitam aumentar a família. Devido a essa mudança de comportamento elas optam por ser mãe após os 40 anos - idade em que a reserva de óvulos férteis diminui consideravelmente, o que pode dificultar a gestação espontânea.



Encontrar o problema



A constatação de problemas de fertilidade só é feita pelo especialista em Reprodução Humana, a partir de exames que ajudam a revelar as causas e traçar diagnósticos para cada disfunção. Segundo o especialista Dr. Mauro Bibancos, muitos casais permanecem investigando a infertilidade apenas na mulher, mas ela ocorre em homens também. De acordo com o profissional, se a mulher tem relações sexuais regularmente, ovulações saudáveis e está tentando engravidar há mais de um ano sem sucesso, é indicado que ela procure um médico.


Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário