Compartilhe
essa notícia
Vinhedo / Saúde 28/11/2012 13:55 - Atualizada em 29/11/2012 15:54
Teste gratuito para Aids acontece no sábado
Exame encerra campanha Fique Sabendo


Neste sábado, 1º de dezembro, no Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a Secretaria de Saúde de Vinhedo promove exame gratuito de sangue para incentivar o teste anti-HIV. A ação faz parte da campanha “Fique Sabendo”, promovida desde 22 de novembro, e acontece na Praça Sant’ Anna. O exame poderá ser feito das 8h às 14h.



No local, será oferecido o teste rápido para HIV, que permite obter resultados, segundo Secretaria do Estado de São Paulo, em aproximadamente 40 minutos. Para isso, é necessária a apresentação de documento com foto. As informações sobre o paciente são mantidas em sigilo.



Além do exame, serão distribuídos material informativo e preservativos.



O objetivo do Fique Sabendo, que encerra no sábado, é diagnosticar precocemente casos de HIV. “Identificar a doença no início é muito importante para que as pessoas realizem tratamento correto e eficaz”, explicou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.



Durante esta semana, a coleta do exame ainda poderá ser feita em todas as unidades de saúde. Na UBS do bairro Casa Verde, onde funciona o CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento – é ofertado o teste rápido para HIV. Nas demais unidades de saúde o exame de sangue é convencional.



As pessoas com resultado do teste positivo serão encaminhadas ao programa DST/Aids da Prefeitura, para iniciarem acompanhamento com profissionais da Rede Municipal de Saúde, como médico infectologista e psicólogo.



Informações pelos telefones 3886-2395 e 3876-6777.


Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário