Compartilhe
essa notícia
Entretenimento / 02/02/2013 18:35 - Atualizada em 04/02/2013 14:34
Protesto silencioso na FUV marca o lançamento de movimento cultural


Cerca de 20 jovens, vestidos de preto, por vezes caminhando entre o público, depois parados em frente ao palanque da abertura da FUV, com narizes de palhaço e empunhando cartazes com dizeres como “Secretaria não ouve o povo” e “Vinhedo, sua cultura está morta” marcou o lançamento do Cultiva Cultura.



De acordo com os participantes, trata-se de um “movimento apartidário e artístico, formado por pessoas com sede do novo, com vontade de ver as praças e espaços públicos ocupados com o que mais sabemos fazer”.



Os organizadores do evento dizem ainda que artistas vinhedenses estão buscando apoio fora da cidade ou “simplesmente desistindo de viver nela”. Ainda na visão do movimento, a Festa da Uva não está a favor da cultura local. 


Fotos da notícia
Protesto durante a abertura da Festa da Uva 2013
Rafa Von Zuben

Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Comentários
  • Nome:Maria Clara
    Comentário:Esse movimento é uma iniciativa de artistas da cidade de vinhedo. Não há nem dentro nem fora da festa uma representatividade da cultura local digna. Os grupos de teatros daqui tem de pedir auxilio á outras cidades. As outras vertentes artísticas como os artistas plásticos , os músicos, fotógrafos de vinhedo bem sabem as dificuldades de existir aqui, assim convidamos a todos que sentem a falta da cultura da cidade a participarem desse movimento que é apartidário e em prol das artes. grande abraço a todos!
  • Nome:Andrade
    Comentário:Vejam a quantidade de gente protestando e a quantidade de gente curtindo a festa. Dá pra ter uma ideia do que foi isto.
    Esperavam mais de 100 pessoas, cada um era pra trazer dois, não conseguiram.
    Afinal vão agregar a quem ?
  • Nome:Tuca
    Comentário:Tinha muita gente protestando que nem mora em Vinhedo. Coisa de sindicalista que chama gente de fora para parecer que o movimento é maior. Vergonhoso para a cidade.
  • Nome:Peter Leni
    Comentário:Olha só os caegos de confiança nervosos. O chefe ladrao deles roubou a cidade, foi oreso duas vezes e ficou quatro anos vivendo so de propina. Esses vagabundos so sabem agredir os outros e nao olham o rabo sujo. Vocês e que precisam trabalhar e oarar de roubar o dinheiro da cidade.
  • Nome:Patricia Bueno
    Comentário:Sabemos q é um bando de gente q defende os ezquemas do prefeito q está querendo detonar um protesto q pede mais cultura na cidade. Gente q se não tem a boqhinha da prefeitura não tem o q comer. Gente q se contenta com pouco enquanto poucos ganham muito c os esquemas.
  • Nome:Carol
    Comentário:Respeitável público: Foi uma cena deprimente. Protesto que não significou nada. Todos os presentes ficaram com pena ou raiva desse pessoal. A festa tem de trazer gente para os produtores venderem suas frutas e vinhos. Essa turminha anônima não traz nem moscas para a festa. Uma coisa é o incentivo ao talento amador, outra é a forma de pagar por isso, pois me parece que o que queriam as coisas lindas era receber alguma coisa... Ah! o maior palhaço que incentivou aquela babaquice estava em casa, embaixo da caminha dele... O outro apareceu sem o narizinho vermelho e subiu no palanque...
  • Nome:Desirée
    Comentário:Parafraseando Raul: "É PRECISO CULTURA PRA CUSPIR NESTA ESTRUTURA!!!"
  • Nome:Daniel
    Comentário:Cara, sério mesmo que vc ta dizendo que Luan Santana é cultura? Herbert Viana até dá pra pensar, mas Luan Santana e afins, lata de lixo. É o tipo de show que o povo vai pra encher a cara e sair dirigindo. Gostos musicais a parte, achei o protesto bastante válido e me juntei a ele no meio da festa. foi bom para mostrar que algumas pessoas desta cidade não tem medo de exigir coisa melhor do prefeitinho. O cara monta uma festa para "incentivar cultura", mas paga uma mixaria para as bandas locais que nao cobre nem o custo de levar equipamentos para a festa.
  • Nome:Zé Palhação
    Comentário:Porque os vereadores que defendem esta causa não estavam lá de preto e de nariz de palhaço também ???
    Acha que eles querem se expor ??
    Jamais !!!
    Outros se vestiam de palhaço para ganhar voto ? Agora abandonou a causa ?
  • Nome:José Anibal
    Comentário:Bando de preguiçosos, encostados. Manifesto claramente politico, coisa do PSOL. Querem trabalhar 2 horas por dia e ganhar bem. Imorais. Protesto pequeno, pífio, não deu em nada. Campos Machado acabou com todos. Será que os shows não são cultura. Nem a família assiste as palhaçadas que essa meia duzia faz. Quer ganhar igual o Luan Santana, que tal fazer o sucesso que ele faz? Bando de encostados...
  • Nome:Jão Sem Nome
    Comentário:Agora querem mandar até na foto que a imprensa tem que usar !!!!!!
  • Nome:ricardo
    Comentário:oi
  • Nome:Lima
    Comentário:Vão trabalhar !
  • Nome:ANtonio Carlos
    Comentário:Tudo bem que o secretário é ruim de relacionamento e deva sair. Ou melhor, deveria pedir demissão para não constranger mais ainda seua amigos de governo. Mas daí falar que a festa está ruim ou toda cultura é muito.
  • Nome:Acquiles
    Comentário:Engraçado, tem político medíocre que aqui ainda comenta para tentar tirar nosso foco cultural.... meu caro, mostramos a cara, dos 25 integrantes de nosso protesto, saiba que não tem quase nenhum que teve cargo na prefeitura, nosso movimento é "artístico" e "apartidário", tenha pelo menos vergonha entes de escrever besteiras !!! Da política de nossa cidade queremos ao menos mais ética e respeito !!! Basta !!
  • Nome:barbara
    Comentário:ENGRAÇADO,O PREFEITO NÃO QUERIA COLOCAR VEREADORES NÃO ELEITOS COMO SECRETARIOS ADJUNTOS?? COMO PODE ALGUEM ACHAR QUE ALI TINHA EX-FUNCIONARIOS QUERENDO EMPREGO DE VOLTA???? SAO ARTISTAS,PROFESSORES DE ARTE E QUE ALGUNS(2)FORAM MANDADOS EMBORA POR QUEREREM UMA POLITICA PUBLICA DE CULTURA DECENTE E ABRANGENTE!!
  • Nome:barbara
    Comentário:Foto muito mal escolhida pra mostrar o movimento!!Coloquem outra!
  • Nome:barbara
    Comentário:Foto muito mal escolhida pra mostrar o movimento!!Coloquem outra!
  • Nome:Lima
    Comentário:Até 2016 !!
  • Nome:Raquel
    Comentário:Olhem para Vinhedo! Quais os atrativos? A praça do avião sem árvores, um teatro municipal que não é verdadeiramente do município, uma fazenda histórica caindo aos pedaços, um memorial com um espaço pífio para exposições... Vamos pensar grande, meu povo! Vinhedo tem potencial para se tornar exemplo de cidade cultural, histórica, turística! Mas pra isso as pessoas tem que parar de dizer amém ao deus que colocaram no pedestal e começar a pensar! Botem o cérebro pra funcionar, tenham senso crítico, parem de agir como se fossem bois em um gado que grita "Viva!" após o som do berrante!
  • Nome:Raquel
    Comentário:Tudo vira briguinha política que se torna uma discussão pobre e inútil. Vamos deixar de ser pequenos, gente! Quer dizer que um cargo na prefeitura é o objetivo maior das pessoas? É a motivação da vida delas?? Menos vai... estamos falando aqui de CULTURA. De promover shows de bandas da cidade em locais públicos num sábado a tarde, apresentar o coral na praça Santana num domingo de manhã, expor pinturas e fotografias no meio do passeio público, levar cultura e arte para o dia a dia das pessoas, fazer com que os vinhedenses usem a cidade, tenham o que fazer, o que olhar, o que ouvir, em cada canto, em cada bairro! Em São Paulo, por exemplo, onde há espaço, há arte. Vejam nas praças, nas estações de metrô, nos boulevards, nas calçadas! E aqui podemos fazer a mesma coisa! Olhem para Vinhedo! Qu
  • Nome:Lima
    Comentário:Quero ver ter coragem de fazer uma lei proibindo os grandes shows ! faça e assine..o povo vai adorar !

    Ahhh e faça uma lei estipulando um valor para os artistas locais... vamos ver se são tão bons ao se auto valorizarem...

    Quando alcançarem o sucesso e quero ver se vão cobrar menos do que o valor que reclamam.

    Tem show de uns caras que nem a família vai... e tem outros que realmente merecem..

    e aí..vai cobrar todo mundo igual ??
  • Nome:Zé Henrique
    Comentário:Tinha ou não tinha ex funcionário ???
    Ano passado a festa estava boa , agora não está mais !!
    O que uma demissão não faz heim !!!!:??
    Quer o cargo de volta ??? Trabalhe !!!!
  • Nome:barbara
    Comentário:Puts,não tem outra foto pra colocar?? Um protesto tão justo e essa foto tão insignificante????
  • Nome:Flaviano Henrique
    Comentário:La vem o fake tentar desmoralizar... Você sim deve ser carguinho de confiança! Tinha uns 30 no protesto e gente séria
  • Nome:Zé Henrique
    Comentário:Dos dez..oito são ex funcionários querendo emprego de volta !
  • Nome:Flaviano Henrique
    Comentário:Abandonaram a cultura de vinhedo
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário