Compartilhe
essa notícia
Entretenimento / 02/02/2013 18:35 - Atualizada em 04/02/2013 14:34
Protesto silencioso na FUV marca o lançamento de movimento cultural


Cerca de 20 jovens, vestidos de preto, por vezes caminhando entre o público, depois parados em frente ao palanque da abertura da FUV, com narizes de palhaço e empunhando cartazes com dizeres como “Secretaria não ouve o povo” e “Vinhedo, sua cultura está morta” marcou o lançamento do Cultiva Cultura.



De acordo com os participantes, trata-se de um “movimento apartidário e artístico, formado por pessoas com sede do novo, com vontade de ver as praças e espaços públicos ocupados com o que mais sabemos fazer”.



Os organizadores do evento dizem ainda que artistas vinhedenses estão buscando apoio fora da cidade ou “simplesmente desistindo de viver nela”. Ainda na visão do movimento, a Festa da Uva não está a favor da cultura local. 


Fotos da notícia
Protesto durante a abertura da Festa da Uva 2013
Rafa Von Zuben

Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Coment√°rios
  • Nome:Maria Clara
    Coment√°rio:Esse movimento √ɬ© uma iniciativa de artistas da cidade de vinhedo. N√ɬ£o h√ɬ° nem dentro nem fora da festa uma representatividade da cultura local digna. Os grupos de teatros daqui tem de pedir auxilio √ɬ° outras cidades. As outras vertentes art√ɬ≠sticas como os artistas pl√ɬ°sticos , os m√ɬļsicos, fot√ɬ≥grafos de vinhedo bem sabem as dificuldades de existir aqui, assim convidamos a todos que sentem a falta da cultura da cidade a participarem desse movimento que √ɬ© apartid√ɬ°rio e em prol das artes. grande abra√ɬßo a todos!
  • Nome:Andrade
    Comentário:Vejam a quantidade de gente protestando e a quantidade de gente curtindo a festa. Dá pra ter uma ideia do que foi isto.
    Esperavam mais de 100 pessoas, cada um era pra trazer dois, não conseguiram.
    Afinal vão agregar a quem ?
  • Nome:Tuca
    Comentário:Tinha muita gente protestando que nem mora em Vinhedo. Coisa de sindicalista que chama gente de fora para parecer que o movimento é maior. Vergonhoso para a cidade.
  • Nome:Peter Leni
    Comentário:Olha só os caegos de confiança nervosos. O chefe ladrao deles roubou a cidade, foi oreso duas vezes e ficou quatro anos vivendo so de propina. Esses vagabundos so sabem agredir os outros e nao olham o rabo sujo. Vocês e que precisam trabalhar e oarar de roubar o dinheiro da cidade.
  • Nome:Patricia Bueno
    Comentário:Sabemos q é um bando de gente q defende os ezquemas do prefeito q está querendo detonar um protesto q pede mais cultura na cidade. Gente q se não tem a boqhinha da prefeitura não tem o q comer. Gente q se contenta com pouco enquanto poucos ganham muito c os esquemas.
  • Nome:Carol
    Coment√°rio:Respeit√ɬ°vel p√ɬļblico: Foi uma cena deprimente. Protesto que n√ɬ£o significou nada. Todos os presentes ficaram com pena ou raiva desse pessoal. A festa tem de trazer gente para os produtores venderem suas frutas e vinhos. Essa turminha an√ɬīnima n√ɬ£o traz nem moscas para a festa. Uma coisa √ɬ© o incentivo ao talento amador, outra √ɬ© a forma de pagar por isso, pois me parece que o que queriam as coisas lindas era receber alguma coisa... Ah! o maior palha√ɬßo que incentivou aquela babaquice estava em casa, embaixo da caminha dele... O outro apareceu sem o narizinho vermelho e subiu no palanque...
  • Nome:Desir√ɬ©e
    Coment√°rio:Parafraseando Raul: "√É¬Č PRECISO CULTURA PRA CUSPIR NESTA ESTRUTURA!!!"
  • Nome:Daniel
    Coment√°rio:Cara, s√ɬ©rio mesmo que vc ta dizendo que Luan Santana √ɬ© cultura? Herbert Viana at√ɬ© d√ɬ° pra pensar, mas Luan Santana e afins, lata de lixo. √É¬Č o tipo de show que o povo vai pra encher a cara e sair dirigindo. Gostos musicais a parte, achei o protesto bastante v√ɬ°lido e me juntei a ele no meio da festa. foi bom para mostrar que algumas pessoas desta cidade n√ɬ£o tem medo de exigir coisa melhor do prefeitinho. O cara monta uma festa para "incentivar cultura", mas paga uma mixaria para as bandas locais que nao cobre nem o custo de levar equipamentos para a festa.
  • Nome:Z√ɬ© Palha√ɬß√ɬ£o
    Comentário:Porque os vereadores que defendem esta causa não estavam lá de preto e de nariz de palhaço também ???
    Acha que eles querem se expor ??
    Jamais !!!
    Outros se vestiam de palhaço para ganhar voto ? Agora abandonou a causa ?
  • Nome:Jos√ɬ© Anibal
    Comentário:Bando de preguiçosos, encostados. Manifesto claramente politico, coisa do PSOL. Querem trabalhar 2 horas por dia e ganhar bem. Imorais. Protesto pequeno, pífio, não deu em nada. Campos Machado acabou com todos. Será que os shows não são cultura. Nem a família assiste as palhaçadas que essa meia duzia faz. Quer ganhar igual o Luan Santana, que tal fazer o sucesso que ele faz? Bando de encostados...
  • Nome:J√ɬ£o Sem Nome
    Comentário:Agora querem mandar até na foto que a imprensa tem que usar !!!!!!
  • Nome:ricardo
    Coment√°rio:oi
  • Nome:Lima
    Comentário:Vão trabalhar !
  • Nome:ANtonio Carlos
    Comentário:Tudo bem que o secretário é ruim de relacionamento e deva sair. Ou melhor, deveria pedir demissão para não constranger mais ainda seua amigos de governo. Mas daí falar que a festa está ruim ou toda cultura é muito.
  • Nome:Acquiles
    Comentário:Engraçado, tem político medíocre que aqui ainda comenta para tentar tirar nosso foco cultural.... meu caro, mostramos a cara, dos 25 integrantes de nosso protesto, saiba que não tem quase nenhum que teve cargo na prefeitura, nosso movimento é "artístico" e "apartidário", tenha pelo menos vergonha entes de escrever besteiras !!! Da política de nossa cidade queremos ao menos mais ética e respeito !!! Basta !!
  • Nome:barbara
    Comentário:ENGRAÇADO,O PREFEITO NÃO QUERIA COLOCAR VEREADORES NÃO ELEITOS COMO SECRETARIOS ADJUNTOS?? COMO PODE ALGUEM ACHAR QUE ALI TINHA EX-FUNCIONARIOS QUERENDO EMPREGO DE VOLTA???? SAO ARTISTAS,PROFESSORES DE ARTE E QUE ALGUNS(2)FORAM MANDADOS EMBORA POR QUEREREM UMA POLITICA PUBLICA DE CULTURA DECENTE E ABRANGENTE!!
  • Nome:barbara
    Coment√°rio:Foto muito mal escolhida pra mostrar o movimento!!Coloquem outra!
  • Nome:barbara
    Coment√°rio:Foto muito mal escolhida pra mostrar o movimento!!Coloquem outra!
  • Nome:Lima
    Comentário:Até 2016 !!
  • Nome:Raquel
    Coment√°rio:Olhem para Vinhedo! Quais os atrativos? A pra√ɬßa do avi√ɬ£o sem √ɬ°rvores, um teatro municipal que n√ɬ£o √ɬ© verdadeiramente do munic√ɬ≠pio, uma fazenda hist√ɬ≥rica caindo aos peda√ɬßos, um memorial com um espa√ɬßo p√ɬ≠fio para exposi√ɬß√ɬĶes... Vamos pensar grande, meu povo! Vinhedo tem potencial para se tornar exemplo de cidade cultural, hist√ɬ≥rica, tur√ɬ≠stica! Mas pra isso as pessoas tem que parar de dizer am√ɬ©m ao deus que colocaram no pedestal e come√ɬßar a pensar! Botem o c√ɬ©rebro pra funcionar, tenham senso cr√ɬ≠tico, parem de agir como se fossem bois em um gado que grita "Viva!" ap√ɬ≥s o som do berrante!
  • Nome:Raquel
    Coment√°rio:Tudo vira briguinha pol√ɬ≠tica que se torna uma discuss√ɬ£o pobre e in√ɬļtil. Vamos deixar de ser pequenos, gente! Quer dizer que um cargo na prefeitura √ɬ© o objetivo maior das pessoas? √É¬Č a motiva√ɬß√ɬ£o da vida delas?? Menos vai... estamos falando aqui de CULTURA. De promover shows de bandas da cidade em locais p√ɬļblicos num s√ɬ°bado a tarde, apresentar o coral na pra√ɬßa Santana num domingo de manh√ɬ£, expor pinturas e fotografias no meio do passeio p√ɬļblico, levar cultura e arte para o dia a dia das pessoas, fazer com que os vinhedenses usem a cidade, tenham o que fazer, o que olhar, o que ouvir, em cada canto, em cada bairro! Em S√ɬ£o Paulo, por exemplo, onde h√ɬ° espa√ɬßo, h√ɬ° arte. Vejam nas pra√ɬßas, nas esta√ɬß√ɬĶes de metr√ɬī, nos boulevards, nas cal√ɬßadas! E aqui podemos fazer a mesma coisa! Olhem para Vinhedo! Qu
  • Nome:Lima
    Comentário:Quero ver ter coragem de fazer uma lei proibindo os grandes shows ! faça e assine..o povo vai adorar !

    Ahhh e faça uma lei estipulando um valor para os artistas locais... vamos ver se são tão bons ao se auto valorizarem...

    Quando alcançarem o sucesso e quero ver se vão cobrar menos do que o valor que reclamam.

    Tem show de uns caras que nem a família vai... e tem outros que realmente merecem..

    e aí..vai cobrar todo mundo igual ??
  • Nome:Z√ɬ© Henrique
    Comentário:Tinha ou não tinha ex funcionário ???
    Ano passado a festa estava boa , agora não está mais !!
    O que uma demissão não faz heim !!!!:??
    Quer o cargo de volta ??? Trabalhe !!!!
  • Nome:barbara
    Comentário:Puts,não tem outra foto pra colocar?? Um protesto tão justo e essa foto tão insignificante????
  • Nome:Flaviano Henrique
    Comentário:La vem o fake tentar desmoralizar... Você sim deve ser carguinho de confiança! Tinha uns 30 no protesto e gente séria
  • Nome:Z√ɬ© Henrique
    Comentário:Dos dez..oito são ex funcionários querendo emprego de volta !
  • Nome:Flaviano Henrique
    Coment√°rio:Abandonaram a cultura de vinhedo
Nome remetente
Email remetente
Nome destinat√°rio
Email destinat√°rio