Compartilhe
essa notícia
Cidades / 05/02/2013 14:30 - Atualizada em 06/02/2013 15:40
Empresas da RMC aumentam contratações para Copa do Mundo
Outro motivo é a chegada de empresas estrangeiras na região


O ano de 2013 já começa otimista para o mercado de contratações. Segundo levantamento do IBGE, o país fechou 2012 com o menor nível histórico de desemprego, de 4,7%, e a expectativa é que a melhora no quadro econômico mundial, além dos preparativos para a Copa do Mundo - sediada no Brasil em 2014 – gerem um aumento na criação de postos de trabalho.



Por isso, o início do ano tem superado as expectativas e sido bastante agitado para consultorias que trabalham com contratação, principalmente, de especialistas e executivos. Caso da Business Partners Consulting Interior São Paulo, que abriu mais de 30 processos seletivos nos últimos dias. Um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano passado.



Segundo Viviane Gonzalez, diretora da Business Partners, isso se deve principalmente à expansão e chegada de grandes empresas à Região Metropolitana de Campinas, Jundiaí e Piracicaba. “Estamos tendo um início de ano agitado, as empresas iniciaram processos na primeira semana do mês. Muitas já terão seu quadro completo até o carnaval”, ressalta Viviane.



Outro motivo para a aceleração nas contratações, segundo Viviane, é que no fim do ano, muitos executivos aproveitam para refletir sobre suas carreiras e acabam buscando recolocações e outras oportunidades, deixando vagas em aberto nas empresas.



Para a consultora, as posições de especialistas seguem em destaque, já que o país se encontra às vésperas de um grande evento: a Copa do Mundo. “Os especialistas continuarão sendo os mais procurados e estão em falta no mercado. A demanda por engenheiros, por exemplo, continuará em crescimento, o que tem inflacionado o salário para estes profissionais”, explica.



Outro setor que deve aumentar a demanda por mão de obra devido aos eventos esportivos sediados no Brasil é o de serviços. “Já notamos investimentos principalmente na área de hotelaria, com grandes redes de hotéis ampliando suas capacidades e expandindo, o que cria a necessidade de mais pessoas especializadas no setor”, informou Viviane.



“Com a ascensão da participação das classes D e E na economia, outro mercado que está em franco crescimento é o de tecnologia, cada vez mais acessível a esse público. Por isso, profissionais desta área estão muito valorizados”, indicou a consultora.



Além disso, a vinda de empresas estrangeiras para a região e a expansão daquelas que já estão sediadas aqui aquece ainda mais o mercado e, consequentemente, aumenta as contratações. “Acreditamos em um ano muito positivo para todos os setores da economia brasileira. Uma região importante como a RMC deve ser um das que mais irá contratar em 2013”, concluiu Viviane.


Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário