Compartilhe
essa notícia
Vinhedo / Saúde 25/03/2013 13:38 - Atualizada em 26/03/2013 14:36
Semana contra Hepatite C entra em vigor
Teste gratuito será oferecido durante a semana


Começou nesta segunda, 25, a semana de prevenção contra a Hepatite C, promovida pela Secretaria de Saúde. O objetivo, de acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, é diagnosticar precocemente casos de hepatite, além de oferecer informações sobre a doença e encaminhar pacientes para tratamento gratuito na Rede Municipal de Saúde. A semana de prevenção prossegue até quinta, 28.



Durante a semana será oferecido nas unidades de saúde, em horários distintos, o teste gratuito, feito de forma simples e rápida. Com apenas a coleta de uma gota de sangue retirada do dedo é possível obter o resultado em aproximadamente 15 minutos.



As pessoas com resultado do teste positivo serão encaminhadas para tratamento na UBS do Bairro Casa Verde, onde funciona o CTA – Centro de Testes e Aconselhamento (que desenvolve o programa DST/Aids da Prefeitura), para iniciarem acompanhamento com profissionais da Rede Municipal de Saúde, como médico infectologista e psicólogo.



“Identificar a doença no início é muito importante para que as pessoas realizem tratamento correto e eficaz. Esta semana será muito importante para orientarmos a população sobre os sintomas da doença, que muitas vezes são silenciosos, além de divulgar a rede de serviços disponíveis em Vinhedo. O diagnóstico precoce de Hepatite C amplia a eficácia do tratamento”, explicou a secretária de saúde, Nadia Capovilla.



O exame de sangue está disponível durante todo o ano na Rede Municipal de Saúde, porém pela forma convencional (sorologia), mas está sendo intensificado durante a campanha por meio do teste rápido.



A doença



Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a Hepatite C é uma infecção viral do organismo na qual a necrose e a inflamação das células hepáticas produzem alterações clínicas, bioquímicas e celulares.



O portador da Hepatite C pode apresentar sintomas ou não. Os sintomas mais comuns são: mal-estar, emagrecimento, fadiga excessiva, náuseas, vômitos, desconforto na região abdominal direita e aversão a alguns alimentos. A icterícia, ou seja, uma coloração amarelada da pele e mucosas pode ocorrer na infecção aguda da doença. O quadro crônico pode evoluir para cirrose ou câncer de fígado, principalmente quando está associado ao alcoolismo.



A doença pode ser transmitida através do contato sexual com portadores da doença, do compartilhamento de agulhas contaminadas por usuários de drogas, através de agulhas utilizadas em acupuntura, tatuagens, piercings, alicates de unha, aparelhos de barbear ou outros objetos contaminados.



Por conta disso, é importante evitar a transmissão do vírus através do não compartilhamento de seringas, canudos e cachimbos por usuários de drogas, o uso de preservativo, a adesão às normas de biosegurança nos estabelecimentos.



Preservativos



Para evitar a transmissão da doença por meio de contato sexual, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura informa que distribui preservativos gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde.



Confira os horários e datas para o teste gratuito contra Hepatite C:



Segunda-feira, 25



8h às 12h – Policlínica Capela



13h às 17h – UBS Casa Verde



 



Terça-feira, 26



8h às 12h – UBS Planalto



13h às 16h – UBS Vila João XXIII



 



Quarta-feira, 27



8h às 12h – UBS Von Zuben



13h às 17h – Centro Médico Jardim São Matheus



 



Quinta-feira, 28



8h às 12h – CASM, Capela



13h às 16h – UBS Três Irmãos


Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário