Compartilhe
essa notícia
Vinhedo / Saúde 25/03/2013 14:04 - Atualizada em 25/03/2013 14:06
Campanha de Combate à Tuberculose prossegue até esta quinta
Confira os locais para coleta do exame e orientações


Encerra nesta quinta, 28, a Campanha de Combate à Tuberculose, que visa intensificar a busca por pacientes com suspeita da doença. Pessoas que apresentam tosse há mais de 15 dias devem procurar uma das UBS para receberem orientação dos profissionais de saúde e realizarem a coleta gratuita do exame – baciloscopia de escarro (exame simples que consiste na coleta de amostra de escarro).



O exame é oferecido durante todo o ano pela Prefeitura, na Rede Municipal de Saúde, mas em decorrência do Dia Mundial de Luta contra Tuberculose, celebrado em 24 de março, será intensificado durante a campanha.



O tratamento contra tuberculose tem duração de 6 meses e é oferecido gratuitamente pela Rede Municipal de Saúde, com entrega de medicamentos.



De acordo com a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, a busca ativa de pacientes com suspeita de tuberculose deve ser rotineira na Rede de Saúde. “Quanto antes for descoberta, menor será a chance de transmissão e da gravidade da doença. A campanha é importante para informar a população sobre os sintomas e sensibilizar os profissionais de saúde para pensar em tuberculose ao examinar os pacientes que apresentam sintomas. Além disso, o paciente precisa entender a importância de realizar corretamente o tratamento”, explicou a secretária municipal de saúde.



Informações sobre a campanha podem ser obtidas na Unidade Básica de Saúde mais próxima.



Orientação da Secretaria de Saúde



A tuberculose é uma Doença infectocontagiosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK) que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).



Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns meses ou anos. Contudo, na maioria dos infectados, os sinais mais frequentes são: tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna (transpiração excessiva); falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração.



A transmissão é direta, de pessoa para pessoa. O doente expele ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo, contaminando-o. Pessoas portadoras de HIV/Aids, diabetes, insuficiência renal crônica (IRA), desnutridas, idosos doentes, usuários de álcool e outras drogas/tabagistas são mais propensos a contrair a tuberculose.



O tratamento deve ser feito diariamente por um período mínimo de seis meses e sem interrupção. Se os pacientes seguirem o tratamento corretamente, a tuberculose pode ser curada.



Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças de até 4 anos, obrigatoriamente as menores de 1 ano, com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar.



A doença é transmitida pelo uso de objetos compartilhados.



Para coleta do exame e orientações:



UPA - Unidade de Pronto Atendimento - 24 horas



Avenida Engenheiro Aurélio José Frediani, 45, Jardim Alves Nogueira



Telefone: 3886-4526



 



Policlínica da Capela – das 7h às 19h



Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, 90 – Capela



Telefone: 3876-1726



 



UBS Vila Planalto – das 7h às 19h



Rua Brasília, 273 – Vila Planalto



Telefone: 3876-1841



 



UBS Casa Verde – 7h às 19h



Rua Morubixaba s/nº - bairro Casa Verde



Telefone: 3886-2395



 



UBS Jardim Von Zuben – 7h às 19h



Rua Primeiro de Maio s/nº - Jardim Von Zuben



Telefone: 3886-8029



 



Centro Médico Dr. Manoel Matheus Neto – 7h às 19h



Avenida Presidente Castelo Branco, 1.375 – Jardim São Matheus



Telefone: 3876-1972



 



Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM) – 7h às 19h



Rua Juliana Von Zuben Degêlo, s/nº, Capela (ao lado da Policlínica da Capela)



Telefone: 3886-2179



 



UBS Três Irmãos - 7h às 16h



Rua Agenor Gallo, s/nº - bairro Três Irmãos



Telefone: 3876-4714



 



UBS Vila João XXIII – 7h às 16h



Rua Arthur Biancalana, 120 – Vila João XXIII



Telefone: 3876-5285


Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário