Compartilhe
essa notcia
Cidades / 12/04/2013 20:28 - Atualizada em 12/04/2013 20:29
Empresários da região podem investir em tecnologia e inovação
Empresas devem se inscrever pela regional do CIESP Jundiaí


Com a chancela da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP/CIESP), empresários de Jundiaí e Região poderão investir em inovação e tecnologia. O projeto, que tem a participação da Agência USP de Inovação, vai capacitar os empresários na elaboração de projetos de inovação, apresentar os instrumentos de apoio existentes, além de fazer a ponte entre o empresário e as instituições de fomento que poderão financiar os respectivos projetos.



Na semana passada, Romeu Grandinetti, gerente do Detec (Departamento de Tecnologia e Inovação) do Ciesp; e Paulo Rocha, especialista de Competitividade e Tecnologia da FIESP, estiveram em Jundiaí para apresentar o Projeto de Inovação Tecnológica desenvolvido pelo sistema FIESP. Eles foram recebidos pelo diretor titular do CIESP Jundiaí, Mauritius Reisky. “Quando o assunto é superar desafios e aumentar a competitividade da indústria, uma das palavras de ordem é a inovação”, destacou o diretor titular do CIESP Jundiaí, Mauritius Reisky.



De acordo com Grandinetti, os desafios mais importantes deste programa estão em articular e integrar esforços de apoio em inovação e tecnologia, capacitação e serviços financeiros, além de desenvolver e disponibilizar mecanismos para facilitar a aproximação da oferta da micro e pequena empresa com a demanda de mercados consumidores. “Queremos montar núcleos de inovação tecnológica por todo o Estado de São Paulo. É uma estrutura permanente de apoio às empresas para elaboração e submissão de propostas de projetos de inovação tecnológica por meio da figura dos agentes locais de inovação, ou seja, os técnicos do SENAI e CIESP, nas nossas regionais”, comentou.



Como participar



Empresas de Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Itatiba, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Vinhedo e Várzea Paulista podem se inscrever pela regional do CIESP Jundiaí. O programa é composto de 131 horas de serviços de consultoria e treinamento, e podem participar micro, pequenas, médias e grandes empresas com capacidade produtiva e tecnológica. “Vamos ensinar como desenvolver o projeto e buscar os recursos para financiá-lo”, explicou Paulo Rocha, especialista de Competitividade e Tecnologia da FIESP. “Temos histórias de um empresário que aprendeu a escrever os projetos, recebeu capital a fundo perdido e hoje já possui mais cinco projetos de novos produtos, aguardando aprovação. É esta cultura que queremos disseminar no Estado”, completou.



Representantes das empresas Mipal, Apoloplast, Renner Sayerlack, Crimark e Frigmann Hermann participaram da palestra de sensibilização que aconteceu na semana passada, no CIESP Jundiaí. “Fiquei bastante interessada, principalmente, por saber que existem instituições de fomento que estão dispostas a financiar projetos de pequenas e médias empresas”, comentou Soraia Moisés, diretora da Apoloplast, que vai visitar o laboratório do Senai, em São Bernardo, que é referência na área de plástico.



O projeto de Inovação Tecnológica já está sendo desenvolvido em três regionais: Sorocaba, ABC e Campinas. As empresas interessadas podem se inscrever nos próximos 10 dias para participar da capacitação. Mais informações e inscrições pelo telefone (11) 4815-7941, no CIESP Jundiaí.


Comentar notcia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Comentrios
  • Nome:marcos
    Comentrio:vagas para eletricista
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatrio
Email destinatrio