Compartilhe
essa notícia
Vinhedo / Saúde 04/06/2013 14:27 - Atualizada em 04/06/2013 14:27
Imunidade fica comprometida no outuno
Aprenda como combater os sintomas


De acordo com alerta do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, casos de gripe, resfriado e alergia tendem a aumentar durante o outono. Um acréscimo na ingestão de líquidos, por exemplo, pode auxiliar a combater estes sintomas.



Aspectos como a baixa umidade do ar, as diversas alterações de temperatura durante o dia e as aglomerações de pessoas em ambientes fechados facilitam o contágio por vírus e aumentam o número de casos de inflamações das vias respiratórias e alergias.



Sintomas



De acordo com o infectologista Ralcyon Teixeira, apesar da gripe e do resfriado apresentarem sintomas semelhantes, são provocados por vírus distintos e devem receber o diagnóstico e tratamentos adequados.



O resfriado tem sintomas mais leves, como coriza e leves dores no corpo, e permanece no organismo por no máximo três dias. Já a gripe exige mais atenção, pois aparece de forma mais agressiva e prolongada, manifestando-se por febre, fortes dores no corpo, tosse seca e falta de ar.



Prevenção



Beber bastante líquido é essencial para o combate à infecção. Além disso, uma alimentação balanceada, exercícios físicos e manter o sono em dia são fatores que ajudam a manter a imunidade em alta.



O recomendado é ficar atento caso algum sintoma apareça. Se isso acontecer, o infectologista Teixeira orienta buscar auxílio médico o quanto antes. Automedicação não é encorajada e deve ser evitada.


Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Comentários
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário