Compartilhe
essa notícia
Cidades / Política 05/06/2013 13:49 - Atualizada em 05/06/2013 13:51
Parlamento da RMC se reúne para eleger nova Mesa Diretora
Novo mandato vai durar um ano


Nesta quinta-feira, 6, às 9h, começa na Câmara de Valinhos a primeira reunião do Parlamento Metropolitano da Região de Campinas. O encontro reúne representantes das 19 cidades da RMC para eleição da nova Mesa Diretora. A TV Câmara vai transmitir a reunião, ao vivo, pelo canal 99 da NET e pelo site www.camaravalinhos.sp.gov.br (link TV Câmara). O endereço da Câmara valinhense é Rua Angelo Antônio Schiavinato, 59, Jd. São Luiz.



A nova Mesa Diretora vai coordenar os trabalhos do parlamento pelo período de um ano, além disso, também vai conduzir os trabalhos legislativos e administrativos do parlamento.O presidente da Câmara de Valinhos, vereador Lorival Messias de Oliveira, se candidatou para estar à frente do órgão. Segundo ele, a RMC - Região Metropolitana de Campinas - “precisa enfrentar desafios que envolvem, principalmente, a mobilidade urbana e a destinação de resíduos sólidos”.



No total, sete membros compõem a Mesa, sendo um presidente, quatro vice-presidentes e dois secretários. Os mandatos duram um ano e cada membro pode ser reeleito pelo mesmo período.



Ainda na reunião desta quinta, será apresentado o novo Portal do Parlamento Metropolitano, com links para as Câmaras das 19 cidades da RMC. O Parlamento também começará os trabalhos com página no Facebook. De acordo com Lorival, o objetivo é otimizar a comunicação das 19 cidades e fazer com que as informações cheguem à população.



Parlamento Metropolitano



O Parlamento Metropolitano é um órgão de representação e cooperação dos municípios da Região Metropolitana de Campinas. Ele é composto pelos presidentes das Câmaras Municipais da região e por 1/5 dos vereadores de cada Casa de Leis.



Entre os objetivos do parlamento estão representar os interesses da população local, promover o desenvolvimento sustentável de toda região metropolitana e a solidariedade e cooperação regional para a empregabilidade.



Compete também ao parlamento promover ações conjuntas que buscam o planejamento em nível municipal, microrregional e regional, além de incentivar políticas públicas nas áreas de transportes, saúde, educação, ciência e tecnologia, comunicação, meio ambiente, assistência social, cultura, esporte, lazer, habitação, recursos hídricos, segurança e outros. Os membros podem, inclusive, convidar representantes dos órgãos do Estado e da RMC para debater processos de desenvolvimento regional.


Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário