Compartilhe
essa notícia
Vinhedo / Saúde 18/06/2013 14:13 - Atualizada em 18/06/2013 14:13
Campanha da Secretaria de Saúde incentiva doação de medula óssea
Equipes distribuem folhetos nas UBS


Usuários da Rede Municipal de Saúde recebem até esta sexta-feira, 21, informações sobre a Campanha Municipal “Doe vida, Doe Medula Óssea”. A campanha foi desenvolvida pela Prefeitura para incentivar o cadastramento de vinhedenses no Redome – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.



De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, equipes de enfermagem da Secretaria de saúde percorrem as unidades básicas de saúde de Vinhedo para distribuir folhetos informativos, explicando aos usuários da sala de espera o que é medula óssea, como é feito o transplante e a maneira para se tornar um doador.



“O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e algumas doenças do sangue. A campanha é importante para explicar à população a importância deste ato que pode salvar muitas vidas e principalmente incentivar os vinhedenses a se cadastrarem nos bancos de doação regional”, explicou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.



Para se tornar um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado geral de saúde e não ter doença infecciosa ou incapacitante.



Informações na Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 3826-7499.



Medula óssea



A medula óssea é um tecido líquido que fica no interior dos ossos, conhecida popularmente como tutano. Nela, são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.



Transplante



O transplante é a substituição da medula óssea doente por uma saudável. Com isso, o organismo do paciente transplantado passa a produzir novas células de medula óssea e de sangue. O procedimento é recomendado aos pacientes com doenças que afetam as células do sangue, como leucemias, anemia, aplasia e linfomas.



A doação de medula



Existem duas formas de doar a medula óssea. No primeiro caso, o doador é anestesiado em centro cirúrgico. A medula é retirada do interior dos ossos da bacia por meio de punções. O doador retorna às suas atividades habituais uma semana após a doação.



No segundo caso, o doador toma um medicamento, que faz com que a célula da medula migre do osso para a corrente sanguínea, possibilitando que sejam retiradas pelas veias do braço.



A medula óssea do doador se recompõe em aproximadamente 15 dias, possibilitando assim que o doador se mantenha cadastrado, podendo fazer nova doação caso outro paciente seja compatível.



A escolha do procedimento mais adequado é do médico.



Cadastro



Para se cadastrar e se tornar um doador basta comparecer a um dos locais abaixo, munido de RG e CPF. No mesmo dia do cadastramento será coletada uma amostra de sangue de aproximadamente 10 ml para teste laboratorial que identifica as características genéticas do doador.



O resultado do exame e seus dados pessoais serão incluídos no Registro nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea – Redome – situado no Rio de Janeiro. Será realizado o cruzamento de dados genéticos dos doadores e pacientes. Caso haja paciente compatível, o doador será convocado pelo Hemocentro para realizar novos exames. Se a compatibilidade for confirmada, o estado de saúde do doador será avaliado e então ele será convidado a fazer a doação.



Hemocentro de Campinas – Unicamp



De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h



Hospital Municipal Dr. Mario Gatti



De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h



Hemonúcleo de Piracicaba



De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30



Posto Pucc II – Hospital Celso Pierro



De segunda a sexta-feira, das 8h ás 14h


Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Comentários
  • Nome:leticia
    Comentário:Veja abaixo.
    Seis notícias sobre saúde do total de dez!!!
  • Nome:leticia
    Comentário:Nunca vi tanta publicação da saúde na mesma página do site!!!!
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário