Compartilhe
essa notícia
Vinhedo / Saúde 05/07/2013 17:14 - Atualizada em 05/07/2013 17:14
Especialista recomenda fazer check-up anual para os olhos
Evitar ir ao médico pode piorar condição de doenças oculares


Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que 50 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de distúrbio de visão e que 60% dos casos de cegueira e deficiência visual poderiam ser evitados, caso o indivíduo tivesse buscado tratamento a tempo. Por conta disso, é recomendado fazer um check-up da vista ao menos uma vez por ano.



Segundo Dr. Adamo Lui Netto, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, os sintomas mais comuns que levam à procura do médico são: diminuição da acuidade visual para longe ou perto, cansaço e dores de cabeça. “As crianças, por exemplo, só procuram o oftalmologista por dificuldade de enxergar a lousa em sala de aula, os jovens costumam apresentar sinais de cansaço visual e dor de cabeça, e na fase adulta, a dificuldade para enxergar de perto se mostra mais frequente, na qual são necessários exames para a prevenção de doenças, como o glaucoma”, explicou o especialista.



O médico alertou também para as ameaças que estão nas atividades diárias, como a redução de piscadas por minuto, comum de quem passa muito tempo em frente ao computador. “Um agravante para esse caso é a permanência prolongada nos espaços com ar condicionado, que resseca o ambiente e dá a sensação de olho seco, que pode piorar se a pessoa não utilizar colírios lubrificantes e aumentar a frequência de piscar no decorrer do dia”, frisou Adamo. “A consulta dever ser realizada ainda na maternidade, para que doenças congênitas ou hereditárias possam ser detectadas e corrigidas, já durante a infância, adolescência e fase adulta o recomendado é fazer o exame anualmente”.


Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Comentários
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário