Compartilhe
essa notícia
Cidades / Saúde 23/08/2013 15:36 - Atualizada em 23/08/2013 15:36
Valinhos implanta teste rápido de Aids e sífilis nas UBS


A Secretaria da Saúde de Valinhos está oferecendo o teste rápido para detecção de HIV/ Aids e sífilis nas 13 Unidades Básicas de Saúde do município. Anteriormente, o atendimento era oferecido apenas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) na Vila Santana. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, para efetuar o teste, os enfermeiros das UBS passaram por capacitação com técnicos da Vigilância Epidemiológica.



“É um grande ganho para o município a ampliação e a facilidade de acesso ao teste rápido para HIV/AIDS e sífilis, pois contribui para diagnósticos e tratamentos precoces, evitando possíveis sequelas e melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, ressaltou a secretária da Saúde, Cristina de Fátima Fiore.



Segundo a Secretaria da Saúde, os kits para a realização dos exames são fornecidos pelo Ministério da Saúde. Inicialmente, o interessado passa por uma consulta de aconselhamento com o enfermeiro sobre os riscos na contaminação e as medidas de prevenção. O exame é feito a partir da coleta de duas gotas de sangue da ponta dos dedos, que são colocadas em um aparelho que fornece o resultado em 30 minutos.



Em caso de diagnóstico positivo para HIV/AIDS, o paciente é encaminhado para acompanhamento no Centro de Doenças Infecto-contagiosas (CEDIC), na Vila Santana, onde encontra atendimento médico, medicamentos gratuitos e assistência social e psicológica.



Já no caso de positivo para sífilis é requisitado novo exame para confirmação do resultado. O acompanhamento desses pacientes ocorre nas próprias UBS.


Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário