Compartilhe
essa notícia
Cidades / Saúde 08/10/2013 11:18 - Atualizada em 11/10/2013 11:20
Ter boa visão nem sempre significa ter boa saúde dos olhos
Recomendação é fazer exame ocular com frequência


Nesta quinta-feira, 10, é comemorado o Dia Mundial da Visão. Instituída pela Agência Internacional de Prevenção de Cegueira, a data busca incentivar o exame de vista para prevenção de doenças assintomáticas. Boa visão, nem sempre é sinal de saúde ocular.



De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 39 milhões de pessoas no mundo não exergam e 246 milhões têm deficiência visual moderada ou grave. No Brasil, existem mais de meio milhão de pessoas cegas, sendo que 80% dos casos de cegueira resultam de causas preveníveis ou tratáveis.



A recomendação é realizar o exame ocular. Este é o primeiro passo para o diagnóstico e para o tratamento de doenças relacionadas com o olho. De acordo com a OMS, aproximadamente 285 milhões de pessoas no mundo são deficientes visuais e a principal causa de deficiência visual é o erro de refração não corrigido (miopia, hipermetropia e astigmatismo). Embora seja um grande problema de saúde pública mundial, 80% dos casos poderiam ser evitados ou corrigidos com óculos, lentes de contato ou cirurgia.


Comentar notícia

Nome
Email
Mensagem
Li e concordo com os termos de uso
Comentários
Nome remetente
Email remetente
Nome destinatário
Email destinatário