Uma das cenas mais simbólicas do Natal que representa o nascimento de Jesus Cristo para os cristãos poderá ser apreciada por meio de 54 obras inéditas na 3ª Exposição de Presépios de Vinhedo ‘Com Francisco, 800 anos de luz!’, organizada pela Paróquia de Sant’Ana com o apoio da Prefeitura de Vinhedo.
A mostra será aberta no dia 9/12 às 20h no Salão Paroquial da Igreja Matriz (Largo Monsenhor Favorino Carlos Marrone, 91 – Centro) e fica em cartaz até o dia 25/12, com visitação gratuita ao público de quinta a sábado das 9h às 21h, domingo das 8h às 20h e nos dias 24 e 25/12 após as missas.
“O tema deste ano é uma homenagem a São Francisco de Assis, homem de Deus, que, há exatos 800 anos, montou pela primeira vez um presépio. O fez na cidade de Greccio, Itália. Um gesto nobre para ajudar as pessoas a contemplarem na simplicidade, o nascimento do Salvador. Ao realizarmos esta terceira exposição, além de reverenciarmos verdadeiramente o sentido do Natal, estamos espalhando as sementes da Paz e da Luz Divina”, explica o pároco da Matriz Sant’Ana, Pe. Norberto Tortorelo Bonfim.
Os visitantes poderão se encantar com as obras desta edição que são provenientes de várias partes do mundo e confeccionadas com diferentes materiais e técnicas. Entre as mais inusitadas está um presépio produzido a partir de sal mineral originário da Colômbia e o mais longínquo, um do Egito, Cairo a 10.212 km de Vinhedo, além da raridade da obra de Greccio, na Itália, mesma cidade onde nasceu o primeiro presépio. “O público ficará surpreso com a variedade deste ano, são muitas técnicas e olhares diferentes que representam o nascimento de Jesus, como o presépio de origami e o reproduzido em 9 telas”, destaca a coordenadora da exposição, Vilma Briski.
Entre os materiais utilizados destacam-se cerâmica, madeira, papel, juta, Playmobil, arte em fruto seco, pinturas, metal, crochê, resina, pedra, vidro, aquarela, cortiça, tecido e plástico. Haverá obras de Vinhedo, Itália, Alemanha, Áustria, Chile, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Nordeste, Israel, Canadá, Valinhos, Colômbia, Pernambuco, Mogi das Cruzes, México, Peru, Uruguai, Equador, Santa Catarina, Argentina, Portugal, Egito e Embu das Artes.