A comissão de estudantes que dialoga com a Prefeitura para tentar resolver o impasse do benefício do transporte fretado gratuito às universidades afirmou em nota, na noite de terça-feira, 24, que os secretários recuaram no posicionamento dado na última reunião ao oferecer subsídio em dinheiro para que os alunos realizem a contratação dos fretados.
"Nós estudantes reforçamos que nossos direitos não estão sendo cumpridos de forma holística e eficiente, e que mais uma vez se demonstra a condição de estarmos sem o fretado, o mais seguro e eficiente meio de transporte oferecido para a população vinhedense".
De acordo com os alunos, a Prefeitura teria prometido o transporte universitário "nos mesmos moldes do ano passado" por pelo menos mais 60 dias (fevereiro e março) para que ninguém fosse prejudicado nos primeiros dias de aula.
No entanto, com a nova decisão, o fretamento de apenas algumas linhas para alunos de curso técnico ou médio está garantido, os demais receberão valor em dinheiro para contratação do fretamento por conta própria ou para que utilizem outros meios de transportes para chegar às universidades.
Para definir os próximos passos, os alunos organizam uma nova assembleia para esta quinta-feira, 26, às 19h, Na Praça de Sant'Ana, um dia antes da reunião agendada com a Prefeitura.