Os Correios anunciaram que a greve nacional atingiu todas as cidades da região de Campinas, inclusive Vinhedo. O Jornal de Vinhedo fez uma sondagem nas unidades de Vinhedo e constatou que os Correios funcionam normalmente no município.
O diretor do sindicato que representa os funcionários dos Correios (SintectCas), Marcel Luis de Oliveira, disse que a greve afetou Vinhedo, mas ainda não apresentou a dimensão da paralisação e informou ainda que nesta semana deve divulgar números concretos do quadro de funcionários em greve.
Marcel explicou ao JV que a greve foi motivada por três motivos. O primeiro deles é a questão salarial. Os Correios afirmaram que não haverá aumento neste ano. A categoria, então, reivindicou 12% de acréscimo.
Além disso, Marcel explicou que os Correios estão tentando fazer alterações no plano de saúde dos funcionários e, inclusive, começar a cobrar.
O último item é a falta de mão de obra, que está prejudicando os serviços prestados pela organização. Marcel explicou que as agências trabalham com um déficit médio de 40% no quadro de funcionários. O diretor do sindicato citou Vinhedo como exemplo, dizendo que as agências da cidade contam com cerca de 30 empregados, quando deveriam ser 50. “Desde 2011 não temos concurso público para fazer mais contratações”, disse Marcel.