As aulas de História não estão restritas aos livros. Para saber mais sobre a trajetória de grandes personagens ou conhecer os episódios de uma guerra, um eficiente aliado é o cinema. São inúmeras as produções nacionais e estrangeiras que, além de entreter, ensinam. Por isso, a Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo elaborou uma lista com dez títulos que podem ser vistos em casa ou com amigos durante o recesso de julho.
Para montar a seleção, os educadores levaram em conta: a temática, a faixa etária do público, o acesso ao material e o tipo de linguagem. Todos os selecionados fazem parte da videoteca que dá suporte para as aulas de diversas disciplinas na rede. As escolas que atendem alunos do Ensino Médio contam com um acervo moderno de filmes, mantido pelo programa “O cinema vai à escola” da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).
“O cinema tem a habilidade de tratar temas delicados e complexos, como o preconceito, violência e exclusão social em uma linguagem de fácil entendimento aos jovens. Por isso, utilizamos os filmes na rede estadual como um importante aliado na educação e que também podem ser utilizados nos períodos de recesso. Além de compor a biblioteca e acervo das unidades, o material auxilia os professores a propor alternativas para o aprendizado”, explicou Maria Margarete dos Santos, da equipe curricular de História da Secretaria da Educação.
Filmes
Crianças invisíveis (tema: trabalho infantil/ tráfico)
Crash, no limite (tema: preconceito racial/ violência nos EUA)
Diários de motocicleta (tema: América do Sul/ Comunismo)
O pagador de promessas (tema: sincretismo religioso/ reforma agrária)
Bem-vindo a São Paulo (tema: sociedade paulista/ urbanização)
Gran Torino (tema: imigração asiática e mexicana)
Sob a névoa da guerra (tema: Guerra Fria/ Guerra do Vietnã)
Sombras de Goya (tema: inquisição espanhola/ guerras napoleônicas)
Uma noite em 67 (tema: bossa nova/ tropicália)
O visitante (tema: refugiados/ xenofobia)