Para reforçar as ações de combate às perdas de água que vem sendo realizadas no município, a Sanebavi voltou a intensificar a substituição de hidrômetros com mais de cinco anos de uso. A autarquia informou que serão trocados três mil aparelhos antigos que já passaram da vida útil e que podem apresentar falhas na medição do consumo.
“A troca faz parte do nosso cronograma mensal de trabalho e neste ano já substituímos mais de 300 hidrômetros. A diferença é que agora vamos substituir uma quantidade maior de aparelhos, da mesma forma que fizemos entre 2010 e 2011 quando trocamos mais de 13 mil hidrômetros na cidade, contribuindo para as ações de combate às perdas”, afirmou o superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.
A substituição dos equipamentos é necessária porque, com o passar dos anos, os hidrômetros sofrem um desgaste natural e passam a marcar um consumo de água diferente do real. Com a troca, a medição é precisa.
O novo hidrômetro não será cobrado do consumidor. No entanto, é responsabilidade do usuário zelar pelo equipamento e manter os lacres intactos. Em caso de danos ocasionados por manuseio inadequado, a substituição será cobrada e, em caso de fraude, o morador fica sujeito à aplicação de multa.