Está em cartaz no Parque D. Pedro Shopping até este domingo, 15, a exposição ‘A jornada do rinoceronte’, do fotógrafo documental Érico Hiller.
A mostra busca sensibilizar a população sobre as questões relacionadas à extinção de algumas espécies, em especial o rinoceronte, que habita a Terra há 50 milhões de anos.
Os rinocerontes são grandes mamíferos que habitam as savanas e florestas tropicais da África e Ásia. Eles são caçados e abatidos ilegalmente para a retirada do chifre (feito de queratina), utilizado, supostamente, com finalidade medicinal, sem comprovação científica.
Para denunciar a caça ilegal, Hiller, fotógrafo da National Geographic Brasil, percorreu, em 2014, quatro países africanos como Zimbábue, Moçambique, África do Sul e Quênia. A mostra reúne 24 fotos montadas em painéis de 80×80, com textos descritivos em primeira pessoa.
Em seus cliques, ele vai além da grave situação destes animais e denuncia ainda as dificuldades das pessoas e organizações que combatem e lutam contra o extermínio dos rinocerontes.