No dia 30 de janeiro, diretores de 74 escolas estaduais reuniram-se em Alagoas com a Coordenação Geral do Pronatec, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.
O encontro entre os representantes das entidades de ensino e do governo federal foi realizado para a apresentação das informações sobre a reestruturação do programa – pedido de Luciano Barbosa, Secretário estadual de Educação.
As mudanças visam fortalecer as escolas, e a meta da Secretaria da Educação para 2015 é capacitar 17 mil alunos em cursos do Pronatec, que oferece vagas em diversas áreas e em diferentes universidades do Brasil. Contudo, a oferta de vagas depende diretamente do Ministério da Educação.
Atualmente, Alagoas tem 7,5 mil alunos matriculados nos cursos profissionalizantes do Pronatec, e a expectativa é que haja a oferta de mais 10 mil vagas até agosto de 2015.
Entre as especializações oferecidas pelo programa em seus 11 eixos de atuação, estão disponíveis 233 cursos: 44 de curta duração (FIC – Formação Inicial e Continuada) e 189 de média duração (Técnicos).
Dentro desses eixos temáticos, o candidato pode optar pelos cursos oferecidos em cada área. São elas: gestão e negócio, produção cultural e design, produção alimentícia, hospitalidade e lazer, meio ambiente e saúde, informação e comunicação (informática), desenvolvimento educacional, controle processos industriais, infraestrutura e logística, recursos naturais e turismo.