Uma pesquisa feita com pais e responsáveis da rede estadual de ensino paulista revela que 85% deles ajudam os filhos na hora da lição de casa. O percentual é quase completo quando os estudantes estão matriculados nos primeiros anos do ensino fundamental.
Entre os alunos do 2º ano, mais de 92% dizem participar da vida escolar. O levantamento, realizado também com estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano e da 3ª série do ensino médio, identificou ainda que, à medida em que os alunos avançam, a participação dos pais diminui.
Os dados foram obtidos por meio da aplicação de 1,2 milhão de questionários. Sobre os jovens do ensino médio, 71,2% dos pais disseram contribuir, ao menos um vez por semana, com o dever de casa. Já no 3º, 5º, 7º, 9º anos do ensino fundamental, as parcelas de participação somam 92%, 91%, 86% e 80% respectivamente.
Segundo os especialistas da Secretaria da Educação do Estado, todos os pais podem participar das horas de estudos dos filhos, ainda que não saibam ou não lembrem o conteúdo.
“A participação dos pais na vida escolar de crianças e jovens é fundamental para despertar nos filhos o prazer pelo estudo e os benefícios de uma boa formação. Acompanhar a lição de casa, checar o boletim e comparecer às reuniões são algumas ações que devem ser seguidas pelas famílias, independentemente da idade dos estudantes”, explicou Ghisleine Trigo, da Coordenadoria Geral da Educação Básica da Secretaria.
A Secretaria disponibiliza todo bimestre as versões online e impressa do boletim escolar, acessível pelo www.educacao.sp.gov.br.