Companhia traz teatro itinerante com peça sobre a água nesta semana

propaganda do Google Artigo Top

A companhia de teatro BuZum traz a Vinhedo nesta semana o espetáculo ’13 Gotas’. O ônibus itinerante se transforma em um teatro de bonecos para crianças e vai estacionar na cidade nesta quinta e sexta, dias 20 e 21.

A peça é voltada para estudantes de escolas públicas e percorre o país com apoio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, para levar teatro onde não há.

São seis sessões em cada dia. Três a partir das 9h e outras três a partir das 13h30. Na quinta, o teatro itinerante estará na escola Maria de Lourdes Von Zuben, no Jardim Miriam. Na sexta, a peça terá exibições no CIC Eduardo Von Zuben, na Capela.

As 13 gotas

A tese das ‘13 gotas’ surgiu de um estudo do instituto Akatu, mostrando que a cada 10 litros de toda a água do planeta, somente 13 gotas são consumíveis pelos humanos. ‘Apesar do planeta ser coberto de água, nem todos sabemos que nem toda água pode ser utilizada’, conta Mariane Gutierrez, diretora do BuZum. Segundo o estudo, 97,5% da água do planeta é salgada e, portanto, imprópria para uso e consumo. Apenas 2,5% é doce, sendo que a maior parte está em locais de difícil acesso. Desse total, somente 0,26% estaria disponível e acessível ao homem.

Sinopse

Num laboratório, dois cientistas ‘malucos’ explicam para os alunos, de forma lúdica e sensorial, a importância da água. Desde a gestação, quando os humanos estão imersos em líquido uterino, até nos alimentos, nos órgãos do corpo e na natureza. Os diferentes estados da água – gasoso, líquido e sólido – são mostrados, assim como os ciclos de chuvas. ‘A peça mostra como estamos imersos em água, e muitas vezes não notamos’, conta Mariane.

Utilizando várias técnicas do teatro de bonecos, os atores mostram que a água está em tudo: no céu, nas nuvens, embaixo da terra, nos lençóis freáticos, nas lágrimas, no suor, no sangue, nos ossos, pele e cabelo. Com um mapa mundi em cena, as crianças conseguem visualizar exatamente quais partes do planeta têm água salgada, nos mares, e água doce, em seus rios, em menor quantidade. E que, por isso, é preciso que se tenha consciência do uso desse bem do chamado ‘planeta azul’.

Propaganda do Google Artigo Baixo