Neste ano, a Black Friday, evento típico dos Estados Unidos e que começa a ganhar interessados na versão brasileira, promete bater recordes de vendas dos últimos anos. O interesse dos consumidores pelo evento, que será realizado em novembro, aumentou em mais de 200% em 2014, na comparação com a edição anterior.
Os dados são da Conversion, consultoria especializada em internet, que realizou análise de tendências e buscas relativas ao evento.
“Se a tendência de crescimento se mantiver e isso se manifestar nas compras, o comércio eletrônico irá bater todos os recordes em um único dia e vender aproximadamente R$ 2 bilhões”, avalia o CEO da Conversion, Diego Ivo.
O dado é fruto de um cruzamento entre informações retiradas no Google Trends nos dois últimos meses desse ano em comparação com 2013 e o volume de negócios apurado na edição anterior do evento.
A estimativa mais conservadora, considerando a perspectiva de crescimento do e-commerce de 26%, segundo entidades do setor, prevê um faturamento de pelo menos R$ 970 milhões na Black Friday. “Trata-se de um valor excepcional, em ambos os casos”, afirma Ivo.