Cada vez mais o brasileiro está inserido na era dos smartphones que, em um curto período de tempo, se tornaram a peça chave do dia a dia. A empresa de monitoramento de mercado Hibou realizou uma pesquisa com 390 pessoas em São Paulo e divulgou os oito maiores hábitos dos paulistanos com smartphones. Confira.
1. 84% dos entrevistados disseram que usam seus celulares para compartilhar fotos e ideias em redes sociais
2. 83% usam o smartphone como assistente pessoal para todas as horas
3. 78% utilizam para ver informações que precisam
4. 66% buscam regularmente aplicativos
5. 65% sempre tentam expor e comentar pontos de vista em sites e aplicativos
6. 66% utilizam como ferramenta de trabalho
7. 62% acessam arquivos de documentos e afins pelo próprio celular
8. 52% afirmaram que preferem esquecer “suas calças” a esquecerem seus celulares em casa
“O perfil dos entrevistados foi aleatório em diversos pontos da cidade, com faixa etária predominante jovem adulta e adulta” explica Lígia Mello, sócia da Hibou, e coordenadora da pesquisa. “Pela faixa de renda dos entrevistados, podemos observar que os aparelhos celulares de alta tecnologia já estão presentes em todas as classes sociais paulistanas” disse Lígia Mello.
41% dos entrevistados que possuem um smartphone têm renda de até 4 salários mínimos. Já 44% dos entrevistados têm renda entre 4 e 10 salários mínimos. 13% possuem renda entre 10 e 15 salários mínimos e apenas 2% têm renda maior que 15 salários mínimos. Além disso, alguns dos entrevistados possuíam mais de um aparelho.
Android x iOS
Quanto ao sistema operacional utilizado por cada usuário, 68% possuem sistema Android em seus celulares, já 30% responderam que se utilizam do sistema iOS e apenas 2% disseram Surface-Windows Phone. “O custo e a quantidade de opções de aparelho impactam diretamente no sistema operacional mais utilizado. O sistema Android hoje possui o maior catálogo de marcas e produtos além de uma maior acessibilidade financeira” explica Lígia.
10 em 1
Apesar de todos os recursos disponibilizados nos aparelhos da nova geração, 87% dos entrevistados utilizam primordialmente para fazer ligações empatadas com as mensagens instantâneas. Já 70% utilizam para as redes sociais. “O que nos impressionou é que mesmo com a internet e aplicativos de mensagens gratuitas, ainda 65% dos entrevistados disseram que mandam SMS com frequência” complementa Lígia. Quanto aos outros recursos, 58% tiram fotos ou gravam vídeos, 51% ouvem músicas, 40% assistem vídeos, 39% checam emails, 35% usam como despertador, 34% jogam games no aparelho, 27% utilizam agenda-calculadora-anotações, 21% utilizam mapa e GPS, 17% fazem buscas na Web, 14% escutam rádios, 12% lêem notícias, 8% bancos, 7% lanterna, 4% gravador de voz e 2% leem livros online.