O número de pedidos de falência em junho representou queda de 19,1% na comparação com maio. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, em junho, foram feitos 114 pedidos de falência no país, contra 141 solicitados em maio.
Na comparação com junho de 2013, quando o índice registrou 151 pedidos, houve recuo de 24,5%.
Dos 114 requerimentos de falência efetuados em junho de 2014, 61 foram de micro e pequenas empresas, 26 de médias e 27 de grandes.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a queda nos pedidos de falências em junho segue o mesmo comportamento de redução registrado nos últimos três meses.
Diante do menor dinamismo da economia, as empresas têm procurado ajustar seu planejamento financeiro a fim de evitar insolvências, principalmente com a elevação das taxas de juros e a menor geração de negócios.
As recuperações judiciais requeridas apresentaram queda de 11,5% em junho de 2014, quando comparadas com o mês anterior. Foram 69 solicitações realizadas no sexto mês deste ano, contra 78 em maio. As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial com 40 pedidos, seguidos pelas médias, 21, e pelas grandes, 8.
A série histórica deste indicador está disponível em
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/falencias_concordatas.htm
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.