A concessionária Aeroportos Brasil anunciou que a ampliação de Viracopos será feita em cinco etapas. No fim dos 30 anos de concessão, o projeto prevê um aeroporto com estrutura para 80 milhões de passageiros e três pistas de pouso e decolagem. O plano da iniciativa privada é investir R$ 9,5 bilhões ao longo das três décadas de gestão.
A primeira etapa encerra em maio deste ano, com a inauguração do novo terminal de passageiros, que terá capacidade para atender até 22 milhões de pessoas.
O investimento entre agosto de 2012, quando as obras tiveram início, e maio de 2014, está estimado em R$ 2,06 bilhões.
O valor inclui a construção do primeiro dos três terminais de passageiros. A estrutura terá 28 pontes de embarque, estacionamento com 4 mil novas vagas para veículo e 35 novas vagas para aeronaves e, a data limite estipulada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a estrutura estar funcional, é 11 de maio deste ano.
Desde novembro de 2012, Viracopos é administrado por um grupo formado por três empresas, Triunfo Participações e Investimentos, UTC Participações e a francesa Egis Airport Operation.