A Secretaria de Estado da Segurança Pública divulgou os primeiros números da criminalidade de 2014 nos 645 municípios de São Paulo. Em Vinhedo, chama a atenção o alto número de roubos registrados no mês de janeiro. Foram 15 casos, média de um a cada dois dias, contra oito ocorrências no mesmo período de 2013. O aumento foi de 88%.
No Estado, o aumento de roubos no mesmo período foi de 32%. Para o secretário estadual de Segurança, Fernando Grella, essa alta pode refletir um aumento apenas no número nos registros. “Este aumento dos roubos em todo o Estado, ele precisa ser interpretado diante de um fato novo, que passamos a viver a partir do final de novembro, que foi o registro de ocorrências de roubos pela delegacia eletrônica. Ou seja, via internet”, ressaltou .
Entre os índices que apresentaram elevação em Vinhedo também estão o de tráfico de entorpecentes, com dois flagrantes em 2014 contra um em janeiro do ano passado, e também o de estupros, que passaram de um registro em 2013 para três neste ano. Lesão corporal dolosa e lesão corporal culposa por acidente de trânsito aumentaram, respectivamente, 11% e 13%.
Entre os índices que apresentaram redução, o grande destaque é o roubo de veículos. No ano passo, em janeiro este tipo de crime somou três boletins de ocorrência na Delegacia de Polícia de Vinhedo. Agora em 2014, foi relatado um caso. A redução é de 67%. Já os furtos em geral diminuíram 22%, de 88 para 69 delitos. O município não registrou roubo de cargo no primeiro mês deste ano. Em 2013, contabilizou uma ocorrência.
Os furtos de veículo se mantiveram estáveis: sete casos tanto em 2013 como em 2014. Nos meses analisados, o município não registrou homicídios e acidentes de trânsito com vítima fatal.