Juros em baixa, mercado interno aquecido e estabilidade econômica do Brasil, estão fazendo com que franquias internacionais apostem no mercado brasileiro para expandir suas redes. Outro fator é o poder aquisitivo das classes mais baixas, que aumentou em capacidade.
As áreas que mais crescem, dentre as franquias internacionais, são: alimentação, setor hoteleiro, produtos de beleza, vestuário e acessórios femininos.
A consultora Thais Kurita aponta número da ABF, Associação Brasileira de Franchising, que mostra o crescimento destas redes. Em 10 anos – de 2001 a 2011- houve um aumento de 235%, de 600 para 2.031 marcas de fora em terras brasileiras. Em 2012 o setor fechou com 2.579 redes.
Ainda de acordo com a especialista, o que tem atraído investidores para o Brasil é o cenário da economia nacional, impulsionado também pela crise econômica nos países estrangeiros. “Com os efeitos da crise mundial o interesse das empresas estrangeiras no Brasil aumentou. O desenvolvimento da economia e o fortalecimento da moeda brasileira facilitam a importação e a chegada dessas redes”, declara a consultora.
Porém, Kurita enfatiza que as empresas devem estar preparadas para se adaptar à realidade de um país diferente. “O Brasil é rico em cultura e cada cidade requer formas diferentes para lidar com o público. Por isso, é importante que o investidor estude bem o cenário, além de prestar atenção aos aspectos logísticos e analisar os royalties e as taxas de importação” completa a consultora.
De acordo com Thais Kurita a entrada de novas redes no país é positiva, pois a torna o mercado mais competitivo. “O Brasil passa por um bom momento, o mercado está aquecido e sedento de novidades”, finaliza.