Por conta das chuvas de janeiro a preocupação com enchentes nos locais próximos a córregos aumenta. Assim, a Prefeitura de Valinhos resolveu tirar o atraso do último mandato, realizando manutenção rotineira de limpeza e corte de matos para evitar alagamentos.
Estão sendo feitas uma série de operações emergenciais de limpeza de bocas de lobo, corte de mato nas margens de córregos e rios e de praças e áreas verdes, eliminação de principais pontos (oito) de desovas de entulhos e lixos, poda de árvores e desassoreamento de córregos e rios, esta última ação a partir de autorização dos órgãos ambientais.
Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Abraão Michelon, esses serviços devem ser realizados rotineiramente, “porém, como não vinham sendo feitos nos últimos tempos pela gestão anterior, estão acumulados”. As operações emergenciais envolvem várias frentes de trabalho, com aproximadamente 100 homens no total.
Michelon explica que, “agora, com essas operações emergenciais o prefeito Clayton Machado atua, primeiro, para colocar a casa em ordem e, depois, seguir com as manutenções”.
O secretário de Obras informa que 30% das praças e jardins já foram revitalizados, com corte de mato, poda de árvores e pintura de guias.
Já o trabalho de limpeza e corte de mato das margens de córregos e rios também foi efetuado em 30% desses locais, como no Ribeirão Pinheiros na região da Capuava e Pinheirinho, Córrego Invernada e Córrego das Nações. Além disso, 150 bocas de lobo foram limpas e outras 30 consertadas.