O atraso na entrega voltou a ser a principal reclamação para consumidores que escolheram fazer compras de Natal por meio da Iiternet em 2012. Depois de um declínio neste tipo de reclamação, registrado no mesmo período de 2011, em relação ao Natal de 2010, a taxa de reclamações de atraso na entrega apresentou novo crescimento.
O ReclameAqui, maior portal de defesa do consumidor independente da América Latina, por meio do sistema de acompanhamento de compras e registro de reclamações acompanhou 75.767 compras, das quais 35.754 foram avaliadas na íntegra por seus consumidores no período de 1 de novembro a 24 de dezembro de 2012.
Os 35.754 acompanhamentos de compras avaliados, são relativos a 2976 lojas virtuais cadastradas no ReclameAqui.
Ainda 39% dos consumidores brasileiros procuram exclusivamente por preço na hora de realizar a compra pela internet, em 2011 foram 52%. Mas percebemos que 27% dos consumidores já compram pela reputação da loja, enquanto que no ano passado este numero era de 17%, ficando a frente do prazo de entrega e do prazo de pagamento.
Os consumidores que optaram apenas pelo preço tiveram dificuldade em receber o produto em 43.7% dos casos. Enquanto o consumidor que optou pela confiança na loja, o seu índice de dificuldade ficou em torno de 14.7%.
O atraso na entrega ainda é fator mais reclamado nas queixas durante todo o ano de 2012, mantendo o motivo principal que liderou o ranking das reclamações no ano passado.
Mesmo assim, de acordo com o presidente do ReclameAqui, Maurício Vargas, o número de reclamações não aponta para uma crise do setor, mas ainda é preocupante.