Bailarinas aéreas se apresentam em Vinhedo

propaganda do Google Artigo Top

No dia 15, um sábado, às 16h30, no Vinhedo recebe apresentação diferenciada. O espetáculo As mulheres do sol, apoiado pelas secretarias de Cultura e Turismo e Esporte e Lazer, leva mulheres em um balão a 20 metros de altura a realizarem atrações. Evento ocorre no campo de futebol do C.E.R. José Humberto Dias, campo da Canudos. Local aberto ao público.

Com duração de 50 minutos, o show mistura dança vertical, circo, teatro e esportes, mostrando quatro bailarinas aéreas superando os limites da gravidade.

Na manhã do mesmo dia 15, das 10h às 12h, no Centro Cultural da Vila João XXIII, a Prefeitura de Vinhedo promove também uma oficina de circo gratuita com o grupo da Cia Base, que fará as apresentações aéreas à tarde. Nessa oficina, serão apresentados temas como percussão corporal, teatro e jogos teatrais circenses. O número máximo de participantes nessa oficina é de 50 pessoas e podem participar inclusive crianças a partir de cinco anos. As inscrições devem ser feitas no próprio Centro Cultural. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3826.4636 ou e-mail [email protected]

As mulheres do sol:

O espetáculo conta a história de Maria Aida, a primeira mulher voadora no Brasil. Para isso, Maria Aida, contrata um inventor do século XVIII que cria uma máquina capaz de voar. Juntando alguns marujos, consegue construir a nave-balão e preparar o seu lançamento para o espaço. Com a ajuda do fogo e lutando contra os ventos celestiais, a nave atinge a zona limítrofe dos tempos e trás para a terra as mulheres do sol, vindas do passado, voando num balão a 20 metros de altura.

Maria Ainda:

Em abril de 1909, Curitiba presenciou outra ascensão de um balão. Desta vez, quem ia aos ares era uma mulher, Maria Aida, intrépida aeronauta espanhola que subiria pendurada no “Granada”, um balão de seda todo remendado, marcas adquiridas em aterragens nem sempre perfeitas.

O ar que encheria o balão era produzido pelo fogo ateado em gravetos especiais numa espécie de chaminé e depois de muitas peripécias, o “Granada” subiu levando pendurada a corajosa Maria Aida, que dava vivas ao Brasil acenando com uma Bandeira Nacional. Deduziu-se, na época, que o balão chegou a uma altura superior a 900 metros, para, então, descer acelerado em direção à Praça Tiradentes, onde todos achavam que era o ponto de chegada.

O balão não chegou à praça, caiu em cima da Catedral, ficando a aeronauta pendurada pelas cordas sobre o telhado do templo, de onde foi retirada e, ao chegar à porta da Catedral, foi ovacionada pelo público.

Serviço:

Espetáculo: As mulheres do sol

Dia: sábado, 15

Horário: 16h30

Local: C.E.R. José Humberto Dias, campo da Canudos.

Entrada franca

Propaganda do Google Artigo Baixo