A
partir do dia 7, terça-feira, Campinas recebe exposição ‘Propagandas de Cigarro
– Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas’, que segue até o dia 6 de
setembro, uma quinta-feira. Estarão expostas peças de campanhas publicitárias,
exibidas nos Estados Unidos entre as décadas de 20 e 50. A mostra é gratuita e será
exibida de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h, na Universidade Mackenzie, pela
agência de publicidade nova/sb, responsável por duas campanhas internacionais
do Dia Mundial Sem Tabaco da OMS.
A cada ano a indústria do tabaco aprimora as táticas de
convencimento para conseguir novos fumantes, uma vez que a propaganda é
proibida em diversos países, como o Brasil, e muitas cidades como São Paulo,
Londres, Nova Iorque e Paris aumentaram a restrição ao fumo. Mas a realidade
atual é um paradoxo se comparada às estratégias utilizadas pela indústria do
tabaco em suas peças publicitárias veiculadas entre as décadas de 20 e 50. Eram
usadas celebridades, médicos, crianças e até Papai Noel em suas campanhas. Para
refletir sobre as táticas dessa indústria, a agência de publicidade nova/sb
trouxe com exclusividade a mostra para o Brasil.
A exposição, concebida pelos médicos Robert K. Jackler e
Robert N. Proctor, professores da Universidade de Stanford (EUA), foi exibida
em vários estados americanos e faz parte do imenso acervo do Smithsonian
Institution – complexo de museus americanos. A exposição mostra 90 peças que
parecem ser uma brincadeira de tão absurdas. “Garganta Sensível? Fume Kool”,
“Médicos fumam Camel mais do que qualquer outro cigarro” e “20.679 médicos
dizem que Lucky Strike não irrita a garganta” são alguns dos exemplos
estampados nas peças publicitárias da época.
Há também
peças com artistas fazendo propaganda para marcas de cigarro, como Frank
Sinatra, John Wayne, Ronald Regan, Lucille Ball e Marlene Dietrich. Entre as
mais excêntricas, Papai Noel distribui pacotes de cigarro e um bebê dá um
conselho para a mãe reforçando a marca de cigarros. “O público fica surpreso e
chega a rir com o uso absurdo de imagens de bebês, Papai Noel e médicos.
Entretanto, as pessoas acabam indignadas com as mentiras desses anúncios, que
afirmavam que cigarro é bom para a garganta e para asma, por exemplo”, comenta
o sócio-diretor da nova/sb, Bob Vieira da Costa.
Serviço:
Exposição:
“Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas”
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campus Campinas – portão
principal. Av. Brasil, 1220 – Jd. Guanabara
Período:
7 de agosto a 6 de setembro
Horário
de funcionamento: 8h às 22h, de segunda à sexta-feira
Entrada
franca
Mais informações: http://tobacco.stanford.edu