Apesar da crise, vendas no comércio eletrônico crescem

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A crise financeira
mundial tem deixado muita gente com medo de pôr a mão no bolso na hora de
comprar os presentes de Natal. Um levantamento realizado pela Federação do Comércio
do Estado de São Paulo – Fecomercio, junto a 1100 consumidores no município de
São Paulo em novembro deste ano aponta que, do total dos entrevistados, 38%
pretendem quitar as dívidas, outros 38% pouparão dinheiro e apenas 22% dos
trabalhadores investirão em compras de Natal.

O cenário de gastar
menos e maior propensão a poupar é resultado da cautela e da apreensão dos consumidores
em relação aos impactos da situação na economia mundial. Mas, para João Paulo Campos Fetter, de Campinas, as compras de
fim de ano não deverão ser afetadas pela crise. O microempresário comprou um
televisor LCD de 26 polegadas por apenas R$7,26 no portal eletrônico Olho no
Lance.com.br.
João deu vários lances no produto, que acabou saindo 99,6%
mais barato que o valor praticado nas lojas – o mesmo modelo de televisor é
encontrado por cerca de R$ 2 mil. “A televisão vai ficar no meu quarto, foi um
presente de Natal antecipado que estou dando para mim mesmo”, explica Fetter.

João faz parte de um
grupo de consumidores que movimenta um setor que cresce, apesar da crise: o
comércio eletrônico nacional. Em 2007, as compras online atingiram R$
6,3 bilhões no Brasil e, somente no primeiro semestre desse ano, faturou R$ 3,8
bilhões. É o que aponta pesquisa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

Em uma das datas mais
aguardadas do ano, o comércio eletrônico nacional continuará aquecido. Segundo
dados da consultoria e-bit, o varejo pela internet deverá faturar
somente com as vendas Natalinas de 15 de novembro a 24 de dezembro de 2008
aproximadamente R$ 1,5 bilhão, gerando um aumento de 25% em relação aos R$ 1
bilhão faturados no período em 2007. A comodidade, a variedade e a facilidade
de comparar preços na internet estão entre os fatores que atraem, cada vez
mais, consumidores a este tipo de mercado. Sem contar que, no Natal, é preciso enfrentar filas em shopping centers e estacionamentos
lotados para parar o carro.

O farmacêutico Altecler
Gustavo Romani Costa, de Curitiba, também está satisfeito. Ele pagou
apenas R$ 3,14 no DVD da Sony, que nas lojas convencionais custa quase R$ 200,00,
durante leilão no Olho no Lance.com.br. “Vou presentear um cliente da
farmácia com o DVD. O leilão foi disputado e valeu muito à pena, principalmente
agora, por causa do Natal” afirma Costa.

Os próximos leilões do Olho
no Lance
acontecerão amanhã, 10. Uma impressora Canon modelo IP1 800,
avaliada em cerca de R$200,00 será leiloada a partir das 15h; e à noite, às
20h, é a vez de um monitor LCD 19 polegadas widescreen ser arrematado
por um sortudo, que já garantirá um presente para o Natal.

Olho no Lance

O portal
eletrônico www.olhonolance.com.br foi lançado no Brasil no último
domingo, dia 7. A grande novidade é o mecanismo de
operação do site, inédito no País. Os usuários têm tempo limite de sessenta
segundos (um minuto) para dar os lances, que serão descontados de um crédito
inicial de R$30,00 que o participante terá que comprar.

Cada
lance terá custo de apenas R$ 1,00. A qualquer momento desejado, o participante
poderá efetuar nova compra de créditos para continuar dando lances. O preço
inicial da mercadoria é sempre de zero e cada lance aumenta o valor em apenas
R$ 0,01 (um centavo). Leva o produto para casa o usuário que tiver dado o
último lance dentro do tempo limite de um minuto, cuja contagem regressiva
aparece na tela do computador.

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