“O Brasil era um país jovem com mentalidade jovem. Agora, a população está envelhecendo e com isso, estamos aprendendo a lidar com a velhice. Este processo é novo e deve ser compreendido para garantir que todos nós tenhamos mais qualidade de vida na terceira idade”. A reflexão sobre esse cenário foi feita pela professora de enfermagem da Faculdade de Jaguariúna Carla Fiori e será tema de uma das palestras que compõem a programação da Expojaguariúna 2008, que acontece de 06 a 08 de novembro, em Jaguariúna (SP).
No dia 7 de novembro, às 15h30, no Parque Santa Maria, a profissional irá esclarecer alguns conceitos sobre qualidade de vida e saúde a fim de suscitar reflexões que possam proporcionar aos participantes mudanças em alguns hábitos e garantir-lhes maior sensação de bem-estar. “As pessoas devem ter acesso e condições para escolher aquilo que lhes faz sentir bem e achar um ponto de equilíbrio”, destaca. Durante a palestra, Carla explicará que a qualidade de vida é um estado percebido individualmente e não cabe ao outro classificar atitudes dentro de um padrão positivo ou negativo – embora seja influenciada por elementos culturais, sociais, entre outros.
A palestra é direcionada não só ao público da terceira idade, mas também aos mais jovens, pois, grande parte das atitudes do presente trará conseqüências futuras, sendo assim, este tipo de reflexão independe da idade. “É preciso parar e para olhar para si. Enxergar aquilo que tem de bom na sua vida e lhe faz bem. Identificando alguns aspectos que possam melhorar e onde haja a possibilidade de mudança para aumentar ainda mais essa satisfação. Este é um processo individual e ter acesso à informação é fundamental”, destaca.
A Expojaguariúna 2008 estará aberta ao público entre os dias 6 e 7 de novembro, das 15 às 22h e no dia 8 de novembro, das 10 às 20h. A entrada é gratuita. Endereço: Parque Santa Maria – Rua José Alves Guedes, 1003, Centro, Jaguariúna.